Lançado em 2011, o filme “Soul Surfer – Coragem de Viver” trouxe para os cinemas a história emocionante de superação de Bethany Hamilton, uma jovem surfista que perdeu um dos braços após um ataque de tubarão.
Estrelado por AnnaSophia Robb, acompanhamos com mais detalhes a vida de Bethany, um pouco antes de sofrer o ataque. Inicialmente, vemos como a jovem que praticamente nasceu na praia é uma das favoritas nas competições locais, e por isso, os patrocinadores decidem investir na sua carreira.
Visando o campeonato nacional, Bethany faz de tudo para participar, através de treinos. Porém, certo dia, ela estava no mar e foi atacada por um tubarão, que arrancou o seu braço esquerdo. Quando ela acorda no hospital, percebe que sua vida mudou completamente e terá que superar muitas barreiras se quiser voltar a surfar.
Conheça a história real por trás de Soul Surfer
Nascida no Havaí, o berço do surf mundial, Bethany se dedicou a vida toda ao esporte, e aos oito anos, venceu sua primeira competição. Aos 13 anos, suas categorias foram melhorando, e, por isso, passava a maior parte do seu tempo treinando na água. Mas, infelizmente, essa preparação é interrompida quando sofre o ataque de um tubarão.
Além de ter perdido o braço esquerdo, ela perdeu 60% do sangue do corpo e precisou lutar para sobreviver até chegar no hospital. Quando recebe alta do hospital, ela acredita que poderá voltar a surfar, mas está desmotivada sobre como fará isso. Com apoio da família e dos amigos, principalmente de sua melhor amiga, Sarah (Carrie Underwood), Bethany vai recuperando a confiança para reaprender a surfar com um braço só.
Após três semanas do acidente, ela volta a treinar dentro de suas limitações. Ela começa com uma prancha adaptada, e logo percebe que, para compensar a falta de um braço, precisava bater mais as pernas. Rapidamente, Bethany consegue voltar para as competições com apenas um braço.
Sua força de vontade ganhou o mundo e a jovem se tornou uma fonte de inspiração. Ela começa a receber diversas cartas com motivações, com intuito de incentivá-la a continuar. Como um final feliz, Bethan supera todas as adversidades que a vida lhe impõe para se tornar uma campeã outra vez.