Lançado em 2006, “Somos Marshall” traz uma história emocionante de superação, protagonizada por Matthew McConaughey. Além de comovente, o filme é baseado na história real de um acidente aéreo que envolveu uma equipe universitária inteira de futebol americano, em 1970.
A delegação com os jogadores e treinadores da Universidade Marshall (Marshall University Thundering Herd) voltava da Carolina do Norte para Huntington, na Virgínia Ocidental, quando sofreram o acidente. A tragédia ocorreu no momento em que o avião ia aterrissar e acabou colidindo com muitas árvores, matando 75 pessoas que estavam a bordo da nave.
O acidente ocorreu em 14 de novembro de 1970 e é um dos mais trágicos acidentes aéreos da história do esporte norte-americano.
História do filme
A trama começa a narrar a história após o acidente, quando a cidade de Huntington precisa se reconstruir de uma das maiores tragédias que já ocorreram no país. De luto, a comunidade tenta se unir, e com a ajuda do técnico Jack Lengyel (McConaughey) também restruturar o time de futebol, que corre risco de ser cancelado.
O impacto da perda foi enorme tanto emocionalmente como estruturalmente, já que no avião estavam todos os jogadores e equipe técnica. Com isso, Lengyel tem a árdua missão de buscar novos jogadores de outras equipes, além de procurar em esportes semelhantes ao futebol americano peças que possam ser encaixadas no novo time.
O esporte na cidade de Huntington era um dos principais orgulhos da comunidade e será fundamental para encontrarem forças e se unirem para reconstruírem uma cidade.