Considerado um dos filmes mais polêmicos do ano, Som da Liberdade chegou aos cinemas nacionais na última quinta-feira (21), baseado numa história real sobre tráfico humano, que vem dado o que falar entre o público envolvendo diversas histórias problemáticas.
Dirigido por Alejandro Monteverde, o filme narra a história de Tim Ballard, um ex-agente especial do governo estadunidense, em uma missão na Colômbia para resgatar crianças vítimas de tráfico infantil. No longa, o agente abandona seu cargo para “fazer justiça com as próprias mãos”.
Apesar da recepção mediana dos críticos, o filme foi bem recebido pelo público e teve uma bilheteria muito acima das expectativas do mercado, o que aumenta as buscas não só nos cinemas, mas também em streaming para assistir ao longa.
Como o filme recém-chegou aos cinemas, ele deve permanecer em cartaz por mais algum tempo, que é difícil de ser definido, pois pode ser alterado de acordo com sua recepção. Nos Estados Unidos, o filme foi lançado no dia 4 de julho, data na qual a população comemora o Dia da Independência.
A distribuidora estrangeira de Som da Liberdade, Angel Studios, possui um serviço de streaming próprio. Já a distribuidora nacional, Paris Filmes, tem seus filmes divulgados em diversas plataformas, o que torna difícil precisar em qual delas o filme será disponibilizado. Deste modo, é possível assisti-lo apenas nos cinemas, por enquanto.
Mais sobre Som da Liberdade: trama, elenco e trailer
O filme acompanha o ex-agente do governo Tim Ballard nos eventos que o levaram a se tornar um ativista contra o tráfico de crianças, antes de fundar a Operation Underground Railroad. Em sua missão, Ballard se arrisca na selva colombiana em busca do cativeiro de centenas de meninos e meninas.
O elenco conta com Jim Caviezel, conhecido por seus trabalhos em filmes como A Paixão de Cristo e O Conde de Monte Cristo no papel do protagonista, acompanhado de Mira Sorvino, Bill Camp, Kurt Fuller, Gary Basaraba, Jusé Zuñiga, Eduardo Verástegui, entre outros.
As diversas polêmicas por trás do filme incluem acusações de assédio sexual contra o próprio Tim Ballard por mulheres da própria organização, além de acusações contra a distribuidora Angel Studio de forjar números, ou uma suposta relação do filme na promoção de teorias da conspiração do grupo QAnon.
Mesmo assim, Som da Liberdade tem feito um relativo sucesso, principalmente por parte do público norte-americano mais conservador, sendo celebrado até mesmo pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump. Assista ao trailer: