No último fim de semana, a produção dirigida por Alejandro Gómez Monteverde, Som da Liberdade, que adapta a história real do ex-agente do governo Tim Ballard, assumiu a liderança entre as bilheterias de estreia no Brasil, ultrapassando filmes como Besouro Azul e A Freira 2.
Apesar de muitas controvérsias envolvendo o filme, a obra, produzida por uma produtora de pequeno porte chamada Angel Studios, tem feito bastante sucesso, principalmente com a parcela mais conservadora da população, que vem sendo atraída para as salas de cinema.
Com sua recente estreia de sucesso, é difícil definir um prazo de saída dos cinemas. Estatisticamente, sabe-se que um filme fica em cartaz por volta de 30 a 90 dias, dependendo da distribuidora, das redes de cinema e, principalmente, de seu desempenho, que também pode estender o prazo de exibição.
Portanto, é preciso aguardar novas análises de desempenho de Som da Liberdade para que se tenha uma noção mais precisa de até quando o filme ficará em cartaz. Até o momento, o filme somou R$ 5,7 milhões em ingressos pelo Brasil.
Vale lembrar que além dos ingressos vendidos, o filme também conta com uma campanha de ingressos gratuitos, disponíveis através do site da produtora em parceria com a plataforma conservadora Brasil Paralelo, acusada por críticos de espalhar negacionismo e teorias da conspiração.
Mais sobre Som da Liberdade: trama, elenco e trailer
Na trama, Tim Ballard é um ex-agente do governo que se arrisca na selva colombiana em busca do cativeiro de centenas de meninos e meninas. A história é inspirada nos eventos que o levaram a se tornar um ativista contra o tráfico de crianças.
O elenco conta com Jim Caviezel, conhecido por seus trabalhos em filmes como A Paixão de Cristo e O Conde de Monte Cristo no papel do protagonista, acompanhado de Mira Sorvino, Bill Camp, Kurt Fuller, Gary Basaraba, Jusé Zuñiga, Eduardo Verástegui, entre outros.
Apesar das polêmicas, que incluem até mesmo acusações de assédio sexual contra o próprio Tim Ballard, Som da Liberdade tem feito um relativo sucesso, principalmente por parte do público norte-americano mais conservador, sendo celebrado até mesmo pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump. Assista ao trailer: