Sobreviventes – Depois do Terremoto: sinopse, trailer e elenco do filme cotado para o Oscar 2024
Estreia de 2023 e recém-chegado nas salas de cinema no Brasil, na última quinta-feira (18/1), o longa-metragem sul-coreano “Sobreviventes – Depois do Terremoto” traz em seu enredo uma história que pertence ao gênero cinematográfico drama, que conquistou críticos e a audiência.
A trama do filme é baseada no na segunda parte do webtoon “Pleasant Outcast”, criado pelo autor Kim Soongnyung, a qual teve como responsável tanto pela direção, quanto pela adaptação ao roteiro, o cineasta sul-coreano Um Tae-hwa.
“Sobreviventes – Depois do Terremoto” foi o escolhido pela academia de cinema da Coréia do Sul como o representante do país no Oscar de Melhor Filme Internacional de 2024, o qual está entre os favoritos para ser indicado à cerimônia.
Estrelado pelos atores Lee Byung-hun (Round 6), Park Seo-joon (As Marvels) e Park Bo-young (Desgraça ao Seu Dispor), o filme conta o seguinte a partir da sua sinopse oficial:
“Depois de um poderoso terremoto, Seul é devastada, restando apenas as ruínas da grande cidade. O apartamento Hwanggoong é o único lugar que ainda está de pé após a tragédia, se transformando em um ponto de abrigo para os sobreviventes. Young-Tak conduz temporariamente os residentes do apartamento de Hwanggoong.
À medida que a crise se desenrola, Young-Tak tenta proteger os residentes de estranhos que começam a chegar aos poucos. Min-Sung que era um funcionário público, é escolhido por Young-Tak e se torna seu ajudante e enquanto isso Myeong-Hwa, esposa de Min-Sung é enfermeira a ajuda a cuidar dos feridos. Com o passar do tempo o número de pessoas no prédio só aumenta, exigindo uma medida especial.”
Assista ao trailer oficial de “Sobreviventes – Depois do Terremoto” (2023):
Críticas sobre “Sobreviventes – Depois do Terremoto” (2023)
No site Rotten Tomatoes, “Sobreviventes – Depois do Terremoto” possui a incrível marca de 100% de aprovação por parte dos críticos, em 50 avaliações publicadas na plataforma. Na avaliação do público, o longa teve uma aprovação menor, com 78%.
Confira algumas das críticas sobre o filme:
Carlos Aguilar (Los Angeles Times) – “Embora o humor e as atuações em ‘Sobreviventes – Depois do Terremoto’ possam ocasionalmente parecer amplos, o desempenho visceralmente monstruoso de Lee fundamenta um drama de alto risco.”
Christian Zilko (indieWire) – “Embora o filme não tenha a originalidade de muitos dos filmes que tenta imitar, ele ainda é um lembrete bem elaborado do destino absurdamente trágico para o qual nosso sistema habitacional atual parece estar nos guiando.”
Jeannette Catsoulis (New York Times) – “Repleto de fragmentos de humor negro, ‘Sobreviventes – Depois do Terremoto’ observa a rapidez com que desumanizamos os necessitados quando eles ameaçam nossa sobrevivência – e pergunta se podemos ser culpados por isso.”