Na madrugada desta sexta-feira (10), a Rede Globo irá exibir o filme “Sob Pressão – Heróis da Emergência” no Corujão II. O longa foi lançado em 2016, trazendo o drama de um centro cirúrgico liderado por Evandro (Júlio Andrade).
O filme acompanha a equipe médica em três casos que requerem cirurgias de risco e traz o dilema sobre quem é prioridade: um traficante, um policial militar e uma criança de família rica.
O filme é baseado no livro “Sob Pressão: A Rotina de Guerra de Um Médico Brasileiro”, escrito pela jornalista Karla Monteiro com depoimentos do cirurgião torácico Márcio Maranhão. O longa está disponível somente no TeleCine para assinantes.
Série baseada no filme Sob Pressão
Em 2017, a Rede Globo lançou a série derivada “Sob Pressão”, mantendo alguns dos principais atores da trama do filme original: Júlio Andrade, Marjorie Estiano, Stepan Nercessian, Bruno Garcia, Pablo Sanábio, Josie Antello e Drica Moraes. A trama foi criada por Luiz Noronha, Cláudio Torres, Renato Fagundes e Jorge Furtado e escrita por Lucas Paraizo.
O enredo é semelhante ao do filme, onde uma equipe médica de cirurgiões precisam lidar com desafios diários da precariedade do hospital público, localizado no subúrbio do Rio de Janeiro. Constantemente, os médicos superam obstáculos da falta de equipamentos para conseguirem salvar as vidas que chegam com diversos tipos de ferimentos.
Além do ambiente caótico, eles também precisam administrar a vida pessoal, que muitas vezes entra em conflito na sala de cirurgia.
Crítica social
Além de trazer os dramas cotidianos, tanto o filme quanto a série possuem uma crítica direta ao SUS (Sistema Único de Saúde), para o qual as verbas não são repassadas da maneira correta.
Os hospitais públicos se encontram em determinados lugares em situações precárias e com equipamentos antigos que não atendem a demanda.