Conhecido popularmente como Scatman John, John Paul Larkin foi um músico norte-americano que criou uma fusão única de scat singing e techno que marcou diferentes gerações. Em 1994, ele se tornou muito popular devido à seu hit, “Scatman (Ski-Ba-Bop-Ba-Dop-Bop)”.
Devido à inusitada e enérgica música, John se tornou um sucesso absoluto, chegando a vender milhões de discos no mundo todo e também chegando a ser nomeado “Melhor Novo Artista” no Echo Awards no Japão e na Alemanha.
Um detalhe nebuloso sobre John é que o cantor sofria de uma grave gagueira desde a infância. Por isso, ele teve uma infância emocionalmente traumática. Porém, quando aprendeu a tocar piano, por volta dos 12 anos de idade, John descobriu um refúgio para seu problema na música.
Após saber mais sobre a arte do scat singing, John foi desenvolvendo este estilo em sua música. Até que, em meados dos anos 90, em Berlim, a oportunidade de utilizar o estilo como sua voz surgiu. E com isso, John conseguiu tornar seu maior problema em seu maior sustento.
Combinando seu scat singing com a moderna techno music e sons do hip hop, Scatman John nasceu com seu brilhante hit, que pretendia inspirar crianças que gaguejavam a superar essa adversidade.
Vale ressaltar que John chegou a receber o prêmio Annie Glenn, da Associação Americana de Terapia da Fala e Audiologia, por seus serviços excelentes prestados à comunidade gaga, e foi incluso no Hall da Fama da Associação Nacional de Gagos. Infelizmente, por mais que tenha sido uma ótima pessoa, John não teve um fim muito alegre.
Os últimos momentos de Scatman John
Em meados de 1999, quando lançou seu terceiro álbum da carreira, Take Your Time, Scatman John revelou que estava lutando contra graves problemas de saúde desde 1998. Mesmo assim, o músico continuou divulgando seu trabalho, até que foi forçado a parar por ordens médicas.
John foi diagnosticado com câncer de pulmão e chegou a passar por um tratamento intensivo. Mesmo com as adversidades, o músico sempre manteve pensamentos positivos.
“O que Deus quiser, está bom para mim… Eu tive o melhor da vida. Eu provei a beleza”
John faleceu em sua casa, em Los Angeles, no dia 3 de dezembro de 1999. E após ter sido cremado, suas cinzas lançadas ao mar perto de Malibu, Califórnia. Mesmo com um estilo tão único, o cantor deixou um grande legado para trás, que conquista multidões até hoje com seus hits.
Em 1996, durante uma entrevista, ele declarou: “Espero que as crianças, enquanto elas cantarem minhas músicas ou as dançarem, sintam que a vida não é tão má assim. Nem que seja por um único minuto.”
O que é o scat singing de Scatman John?
Apesar de ter se popularizado com o artista, o scat singing veio muito antes do sucesso de Scatman John. A técnica foi criada por Louis Armstrong, um dos maiores nomes do jazz e blues, e consiste em cantar vocalizando tanto sem palavras, quanto com palavras sem sentido e sílabas.
A ideia era de fazer uma “instrumentalização” da voz, com o scat servindo quase como um solo instrumental. Além de Louis Armstrong, Ella Fitzgerald também foi outro grande nome do estilo.
Posteriormente, o scat singing continuou vivo através de outros artistas como o próprio Scatman John, além de nomes como Jonathan Davis da banda de nu-metal Korn, e muitos músicos de blues e jazz.