Lugares fictícios também podem ruir. É o que comprova o perfil do Instagram Deserted Places. De acordo com eles, a Mentmore Towers, mansão inglesa usada como a Mansão Wayne em Batman Begins, está abandonada e em situação precária.
O local foi comprado em 1999 por um empresário com um intuito de transformar a mansão em um hotel de luxo. Porém, diversas crises financeiras fizeram essa ideia ser posta de lado ao longo dos anos e, hoje, a Mentomore Towers encontra-se “em risco” – designação do governo.
Atualmente, o local está avaliado em 31 milhões de euros, equivalente a 172 milhões de reais, e fica localizada no vilarejo de Mentmore, em Buckinghamshire, área rural do Reino Unido. A casa foi construída por volta de 1852 para a família Rothschild.
Mansão Wayne já apareceu em dezenas de filmes
Engana-se quem acha que o local serviu apenas como palco para a Mansão Wayne. Embora o visual icônica remeta apenas à casa do Batman, a Mentmore Towers possui um histórico longo como cenário em cinema.
Ao longo das últimas quatro décadas, a mansão foi locação para filmes clássicos, como Brazil, o Filme, de 1985; Slipstream, de 1989; De Olhos Bem Fechados, de 1999; O Retorno da Múmia, de 2001; Johnny English, de 2003; e, mais recentemente, para o filme Infinite, dirigido em 2021 por Antoine Fuqua e estrelado por Mark Wahlberg e Chiwetel Ejiofor.
Para as sequências de Christopher Nolan, Batman – O Cavaleiro das Trevas e Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, as cenas da Mansão Wayne foram gravadas em Wollaton Hall, uma casa com mais de 500 anos de história situada em Notthingham.