O portal Original ou Versão divulgou uma lista com os artistas mais versionados da música brasileira os que mais versionam utilizando sua base de dados. Isto é, a lista relata quais artistas são os mais “copiados” em suas canções e quais os que mais “copiam” versões de terceiros para criar sua própria música.
No ranking dos artistas considerados “mais influentes”, ou seja, os artistas cujas canções mais receberam versões alternativas de outros músicos, Roberto Carlos é o grande líder, com cerca de 181 canções derivadas de suas composições originais.
O músico supera os Beatles, com 88 canções; Tom Jobim, com 29; ABBA, com 25; Air Supply, com 23; e Pino Donaggio, com 22. Porém, a lista de artistas que mais versionam canções conta com uma grande surpresa.
5 artistas menos originais da música brasileira
Se a lista de artistas mais copiados do Brasil conta com Roberto Carlos na liderança disparada, o músico da Jovem Guarda também aparece no ranking de artistas que mais copiam da música brasileira. Afinal, seu grande sucesso na década de 60, O Calhembeque, é a versão brasileira de Road Hog, canção de John D. Loudermilk.
Confira a lista completa de artistas brasileiros com maior número de canções que são versões próprias de outras músicas:
- Wanderléa – 35
- Agnaldo Timóteo – 40
- Desejo de Menina – 50
- Calcinha Preta – 53
- Roberto Carlos – 91
- The Fevers – 109