Quando se utiliza constantemente na internet, é preciso ter muita cautela, e isso vale não só para pessoas físicas, mas também para grandes empresas. Afinal, existem hackers extremamente habilidosos que conseguem invadir sistemas dos mais simples aos mais sofisticados.
E foi o que aconteceu recentemente com a Netflix, que mais uma vez teve seus servidores invadidos, mas ao invés de dados de usuários, na realidade o streaming teve diversos animes vazados, sendo eles produções que estavam previstas para estrear ao longo do ano.
Os primeiros animes a passarem por isso foram DanDaDan, que estava com o seu lançamento agendado para outubro deste ano, junto de 3 episódios do remake de Ranma ½, também previstos para estrear no mesmo mês, e o filme Monoke the Movie: The Phantom in the Rain, lançado em julho no Japão apenas.
Posteriormente, mais 5 episódios de DanDaDan acabaram sendo divulgados, junto do anime original da Netflix Exterminador do Futuro Zero, cuja estreia estava agendada para o final deste mês. Além disso, Ranma ½ teve mais um episódio vazado.
Inclusive, este último foi um dos que mais teve impactos, pois mais tarde na quarta-feira (7), todos os episódios acabaram sendo vazados. Até o momento, a Netflix não se manifestou sobre a situação, e fãs criticaram a plataforma por, aparentemente, não ter protegido o conteúdo inédito de forma adequada.
As consequências do vazamento dos animes na Netflix
Embora a situação pareça vantajosa, na realidade os vazamentos geraram consequências críticas para as produções e, principalmente, para a própria Netflix. Afinal, mesmo que não seja incomum de ocorrerem vazamentos, isso acontecer com diversos episódios afeta gravemente a credibilidade.
Até porque, isso significa que todo o conteúdo já estava na plataforma meses antes da estreia oficial. E a falta de ação da Netflix também gerou indignação nos assinantes, pois consequentemente, estes vazamentos também causam impactos na audiência das produções.
Considerando que muitos internautas podem recorrer aos meios alternativos para conferir os animes, os conteúdos podem ter uma procura reduzida na Netflix, gerando números muito abaixo do esperado na plataforma, e com isso impedindo a produção de novos episódios e temporadas.