Em 1988, um caso curioso ocorreu na televisão brasileira, envolvendo SBT e a Rede Globo, na luta pela maior audiência. Na época, Silvio Santos estava na disputa de emplacar a sua emissora em primeiro lugar e mantê-la no pódio, algo que estava ocorrendo em alguns momentos.
Para isso, Silvio Santos não estava poupando recursos, tanto que em 1987 tinha contratado o apresentador Jô Soares, tirando-o da Globo, oferecendo o maior salário da televisão brasileira na época. Contudo, a guerra pela audiência também envolveu filmes nessa história e a franquia de Rambo foi uma das protagonistas disso.
Como foi a batalha da audiência com Rambo
Com certeza o astro Sylvester Stallone não ficou sabendo dessa disputa, mas o SBT e a Globo decidiram transmitir Rambo, na luta pela melhor audiência. Primeiro, Silvio Santos anunciou “Rambo: Programado para Matar”, e foi surpreendido com a rival, divulgando que iria transmitir “ Rambo II – A Missão”, no mesmo dia.
Essa foi a primeira vez que a Globo rebatia o SBT, que foi até destaque no Jornal do Brasil: “Reviravolta na programação da Globo. A emissora resolveu atacar, amanhã à noite, com Rambo II, para enfrentar no mesmo horário o Rambo I, escolhido pelo SBT para estrear o seu “Cinema em Casa”.
Na noite de 17 de agosto de 1988, o SBT retrucou a provocação e, em vez de exibir o filme, colocou um slide contendo a seguinte mensagem: “Quem procura acha o Rambo na Globo”, um trocadilho com o próprio slogan da emissora usava. Durante o filme na rival, o SBT reprisou o programa sertanejo Musicamp, como se tivesse “assumido a derrota”.
Porém, Silvio Santos apenas deu uma manobra em Roberto Marinho e exibiu o filme de Rambo na semana seguinte. No dia 26 de agosto, o SBT esperou a Globo passar os dois capítulos da novela “Vale-Tudo” para transmitir a produção sem concorrência.
Não o suficiente, o SBT ainda colocou no ar o slide com seguintes dizeres: “Não se preocupe, quando terminar a novela da Globo, você vai ver Rambo”, durante 50 minutos, com a trilha sonora do filme, até a novela no canal rival acabar.