No terceiro filme da franquia, lançado em 2007 traz a continuação de Shrek prestes a se tornar rei. O longa está disponível na Netflix e no Prime Vídeo como aluguel. O pai de Fiona, o Rei Harold morre repentinamente e Shrek precisa ser coroado, sendo algo que ele jamais cogitou. O ogro se reune com Burro e Gato de Botas, para encontrar alguém que possa ser rei em seu lugar, no Reino de Tão, Tão Distante. O principal candidato é Artie, um jovem desprezado por todos na escola e é primo de Fiona.
Produzido pela DreamWorks SKG, no ano de seu lançamento, ficou em quarto lugar no ranking de maiores bilheterias, ficando atrás de “Piratas no Caribe: No Fim do Mundo”, “Harry Potter e a Ordem da Fênix” e Homem-Aranha 3. Este é o único filme da saga em que não começa com um livro de histórias e também não precisam de dar um beijo de amor verdadeiro, para solucionar os problemas que ocorrem no enredo.
Outras curiosidades de Shrek 3
Para a produção, participaram cerca de 350 profissionais. Os animadores responsáveis pelo projeto foram visitar escolas reais, para observar o comportamento e gestos dos adolescentes. O intuito foi conseguir desenhar os alunos da Academia Worcestershire e Artie. Uma curiosidade fofa, é que os animadores também emprestaram seus gatos de estimação para terem os movimentos observados, para darem vida aos Gato de Botas e outros animais do desenho.
No longa, ao todo são vistos 23 personagens dos contos de fadas e fantasias, sendo eles: Os Três Porquinhos, Lobo Mau, Homem-Biscoito, Pinóquio, Três Ratinhos Cegos, Cinderela, Branca de Neve, Bela Adormecida, Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, Príncipe Encantado, Capitão Gancho, Cavaleiro Sem Cabeça, Rumplestiltskin, Ciclope, as irmãs feias e a Rainha Má.
Este também é o primeiro filme em que Bussunda não dublou Shrek. O ator e humorista faleceu em 17 de maio de 2006, precisando ser substituído na versão nacional. Em seu lugar, foi contratado Mauro Ramos, que seria o dublador do primeiro filme da franquia.