Em 2001, a DreamWorks Animation deu início à franquia de Shrek apresentando ao mundo um jeito diferente de contar as histórias de contos de fadas. Trazendo o ogro Shrek como protagonista, a história mostrou de uma maneira divertida, que o felizes para sempre vai muito além de princesas e príncipes encantados.
Para o primeiro filme, a DreamWorks teve uma breve inspiração no livro infantil Shrek! de William Steig, publicado em 1990. Desde o lançamento do primeiro filme, foram lançados mais três longas-metragens, duas produções derivadas e alguns curtas-metragens. Vale destacar que além dos filmes, também foram feitos videogames, séries spin-off e até musicais.
Saiba a ordem cronológica dos filmes de Shrek
Gato de Botas – 2011
Apesar do personagem Gato de Botas ter sido inserido no segundo filme da franquia de Shrek, ele se tornou um coadjuvante tão importante que foram feitos dois filmes da sua história, e teoricamente, a ordem cronológica começa por ele. No primeiro longa, acompanhamos o Gato de Botas (Antonio Banderas) quando ganhou suas botinhas e chapéu, vivendo grandes aventuras ao lado de Humpty Dumpty (Zach Galifianakis) e Kitty Pata Mansa (Salma Hayek).
Na trama, eles estão dispostos a roubar os feijões mágicos do casal fora da lei Jack (Billy Bob Thornton) e Jill (Amy Sedaris), o trio está na verdade focando pegar a famosa gansa que bota ovos de ouro. Contudo, Gato irá descobrir no processo, que terá um grande problema pela frente para conseguir limpar o que ficou para trás: a sua honra.
Shrek – 2001
No primeiro filme oficial da franquia, Shrek é um ogro contente, que aprecia estar sozinho e gosta de ter a fama de ser um monstro. Contudo, certo dia, sua propriedade é dominada por uma série de personagens de contos de fada, como três ratos cegos, um grande e malvado lobo e ainda três porcos que não têm um lugar onde morar.
Disposto a fazer de tudo para ter sua paz de volta, ele resolve encontrar o maligno Lorde Farquaad (John Lithgow), responsável por expulsar as criaturas de suas casa, para conseguir um acordo de ter suas terras de volta. Farquaad então lhe dá a missão de resgatar a uma bela princesa que estava presa em uma torre, promete tirar todos os seres de seu pântano. Contudo, o que Shrek não esperava, era que esse conto de fadas, se tornaria seu possível felizes para sempre.
Shrek 2 – 2004
Depois de terem resgatado a Princesa Fiona, eles se casam e Fiona decide ser uma ogra ao seu lado. Após a lua-de-mel, eles retornam para o sagrado pântano, acreditando que viveriam em paz. Mas, os pais de Fiona descobrem que ela casou e envia um convite para um jantar, no Reino Tão Tão Distante.
Shrek não acha que isso seja uma boa ideia, mas Fiona acredita que eles iriam aceitar sua nova realidade. Contudo, Shrek estava certo e o seu novo sogro, não ia aceitar tão fácil a decisão da filha.
Shrek 3 – 2007
No terceiro filme da franquia, o Rei Harold, pai de Fiona, morre repentinamente. Com isso, Shrek será o sucessor do trono, ao lado de Fiona, porém ele não aceita essa obrigação. Assim, ele, Burro e Gato de Botas, decidem que precisam encontrar alguém para substituí-lo no cargo de soberano do Reino de Tão, Tão Distante. Eles acham que Artie é o melhor candidato, um jovem desprezado por todos em sua escola, que é primo de Fiona.
Shrek Para Sempre – 2010
A família cresceu e Shrek e Fiona, agora cuidam dos três filhos, longe das aventuras que já viveram. Entediado, Shrek acha que precisa sair dessa rotina pacata e quer recuperar o tempo, firmando um pacto com Rumpelstiltiskin. Imediatamente Shrek é levado a uma versão alternativa do Reino de Tão, Tão Distante, onde Fiona é uma temível ogro e ele não é mais reconhecido pelo Burro e o Gato de Botas, seus melhores amigos.