Depois do sucesso do primeiro filme em 2001, “Shrek 2” estreou três anos depois nos cinemas e novamente se tornou um sucesso de bilheteria. Na época, a animação da DreamWorks Animation faturou cerca de US$ 935,5 milhões mundialmente, tendo um orçamento de US$ 150 milhões para ser desenvolvido.
Além de ter agradado o público, a produção também foi aclamada pela crítica e recebeu duas indicações ao Oscar, concorrendo nas categorias de Melhor Filme de Animação e Melhor Canção Original. Apesar do sucesso, o longa-metragem não venceu nenhuma estatueta da Academia, mas se destacou em outros âmbitos como alcançar o Top 10 na Billboard 200 dos EUA, por sua trilha sonora.
Mais informações de Shrek 2
No segundo filme, acompanhamos Shrek e Fiona depois da lua de mel e tentando viver felizes para sempre no pântano. Mas, a paz do casal é rapidamente interrompida quando eles recebem o convite dos pais de Fiona, com a intenção de conhecer Shrek, durante um jantar no castelo em Tão Tão Distante. Eles ficaram sabendo do casamento da filha com seu verdadeiro amor, mas não sabem que o genro é um ogro que tem como melhor amigo o Burro falante.
Um dos principais destaques da trama é quem está por trás da dublagem original, que contou com Mike Myers, Eddie Murphy e Cameron Diaz retornando para a franquia e sendo responsável por Shrek , Burro e Princesa Fiona, respectivamente. Além deles, também contou no elenco Antonio Banderas, Julie Andrews, John Cleese, Rupert Everett e Jennifer Saunders.