Recentemente, a Netflix disponibilizou na sua plataforma o filme “Shirley para Presidente”, um drama biográfico que está fazendo sucesso com os usuários. Ocupando o oitavo lugar no Top10, a produção narra a história de Shirley Chisholm, a primeira congressista negra e a primeira mulher negra a concorrer à presidência dos Estados Unidos.
O ano era 1972, quando Shirley entrou para a história do país norte-americano e decidiu concorrer a um dos maiores cargos políticos dos Estados Unidos. Na produção cinematográfica, acompanhamos conversas exclusivas que ocorreram na época com pessoas que estiveram ao seu redor, como família e amigos, que a ajudaram a enfrentar o sistema eleitoral do país.
Shirley para Presidente é baseado em uma história real?
O drama histórico foi dirigido e escrito por John Ridley, que contou com Regina King para atuar como Shirley Chisholm. No elenco, a produção também contou com Lance Reddick , Lucas Hedges, Brian Stokes Mitchell, Christina Jackson, Michael Cherrie, André Holland e Terrence Howard .
A produção é baseada na história real de Chisholm, que foi a primeira mulher negra eleita ao Congresso dos Estados Unidos, em uma época em que foi preciso enfrentar o racismo e o machismo do país. Nascida em 30 de novembro de 1924, durante sua vida se dedicou para a política e também foi educadora e autora. Como congressista, representou o 12º Distrito Congressista de Nova Iorque por 7 mandatos, de 1969 a 1983.
A produção teve uma boa recepção com a crítica especializada, como no Rotten Tomatoes, onde possui um índice de aprovação de 70%, com base em 44 resenhas. No consenso geral do site, foi dito que: “Regina King faz um trabalho excelente no papel-título de Shirley , imbuindo este filme biográfico bastante padrão com o coração e a alma que seu tema tanto merece.”