Shiny Happy People é uma das mais famosas musicas do grupo de rock alternativo R.E.M, lançada em 1991 junto ao álbum Out of Time logo já despontou como uma das melhores do álbum e juntamente com Losing My Religion fez sucesso internacional, estando frequentemente presente nos shows da banda.
História da música Shine Happy People
É um música que tem um sentido político que vai muito além de musical, entra em questões sociais, uma grande crítica a injustiça e a barbáries que acontecem até hoje, sendo considerada junto com o trabalho da banda num todo como um serviço para a humanidade.
“Shiny Happy People” é uma música da banda R.E.M.. A música pode ser ouvida no álbum de estúdio lançado em 1991, Out of Time e foi lançada como single no mesmo ano. A música tem como participação especial no backing vocal a cantora Kate Pierson, da banda The B-52’s que também apareceu no video-clipe da música.
A música ficou em 10º lugar no Top 100 dos Estados Unidos. No Reino Unido, a música ficou em 6º lugar nas paradas.
A música foi gravada no outono de 1990, sendo lançada em Maio de 1991 no Reino Unido e nos Estados Unidos, em Setembro de 1991.
Em sua letra estaria uma irônica referência a texto insolentemente traduzido a partir de propaganda chinesa que fazia considerações sobre o chamado massacre da Praça da Paz Celestial, evento trágico ocorrido, na China, dois anos antes que a canção foi gravada. O texto aparentemente relata como a política seria controlada pelos têm marionetes em posições de poder, e não por estudantes revoltados, idealistas e infelizes, no chão da Praça da Paz Celestial. A idéia é que a propaganda é frequentemente utilizada para encobrir fraquezas crônicas do sistema político. A música é tocada de forma zombadora no sentido de encorajar candidatos políticos desconhecidos a serem otimistas mesmo diante de um cenário totalmente adverso. (Wikipédia)
Sobre R.E.M
R.E.M foi uma banda de rock alternativo que fez muito sucesso nos anos 80, com letras fortes e tocantes o trabalho da banda é considerado um serviço a humanidade.
Teve início em 1980, com Michael Stipe (vocalista) de personalidade peculiar, bissexual e muito polemico, Peter Buck (guitarra) autor de grandes e belos solos, Mike Mills (baixo) com muito entrosamento com o restante da banda e presença de palco e Bill Berry (bateria).
Seu nome é em referência “Rapid Eye Movement” que significa movimento rápido dos olhos, seu primeiro álbum chamado Murmur é lançado em 1983 que fez um grande sucesso e levou o R.E.M para novas terras.
Após isso lançaram Reckoning e Fables of the Reconstruction, mas o sucesso mesmo veio com o quarto disco, Lifes Rich Pageant, com hits como Fall on Me, com o álbum seguinte ganham o disco de platina, principalmente pela música The One I Love.
Com o álbum Green (sexto da banda) consegue um contrato com a Warner e começam a figurar entre as melhores bandas americanas daquele tempo.
Após isso uma pausa foi feita e ai sim a banda voltou contudo, lançando o Out of Time, álbum com os maiores sucessos, contendo Losing My Religion e Shine Happy People, levando a banda a três grammy awards e seis MTV Video Music Awards.
Após o sucesso absoluto vem o oitavo álbum, o Automatic fot the People, que trouxe mais dois sucessos, Everybody Hurts (uma das músicas mais tristes da história) e Man on the Moon.
Lançaram mais alguns álbuns, com os últimos sendo Accelerate (2008) e Collapse Into Now (2010), porem em 2011 decidiram encerrar as atividades da banda, lançando uma nota no seu site oficial: Aos nossos fãs e amigos: como R.E.M., e como grandes amigos e colaboradores, decidimos nos separar como banda. Nós nos despedimos com um grande sentimento de gratidão, completude e orgulho de tudo que conquistamos. A qualquer pessoa que se sentiu tocada pela nossa músicas, nossos maiores agradecimentos por ouvir.
Letra original Shiny Happy People
Vamos aprender a cantar em inglês em Shiny Happy People?
Shiny Happy People
Letra traduzida
Pessoas Muito Felizes
Clipe de Shiny Happy People
Confira o clipe oficial da música Shiny Happy People e não esqueça de comentar.