Sgt. Pepper: o artista que cobrou 200 dólares para aparecer na capa do álbum dos Beatles

Tratando-se de uma banda lendária como os Beatles, é difícil elencar um álbum como “o mais famoso”, mas é inegável que Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, seu 8º álbum de estúdio lançado em 1967, certamente está entre os mais conhecidos de toda a sua carreira.

Mas além das ótimas músicas, um dos detalhes mais intrigantes do disco é sua arte de capa. Isso porque os garotos de Liverpool resolveram quebrar os moldes utilizados por bandas da época e investir em uma arte chamativa e repleta de referências, contribuindo para a criação de um disco conceitual.

No entanto, por mais que a arte tenha se tornado um marco na história da música, os advogados da banda temiam que diversos processos judiciais poderiam ser abertos contra os Beatles. Até porque, músicos, estrelas de cinema, artistas e filósofos foram estampados na arte sem permissão.

image 51

Mesmo assim, a banda insistiu em sua escolha da arte e, no fim, a grande maioria concordou que sua imagem aparecesse na capa. Exceto o comediante Leo Gorcey, integrante do grupo The Bowery Boys, que exigiu o pagamento de US$ 200 pelo uso de sua imagem. Mas, na época, Gorcey era pouco relevante.

Com isso, o Fab Four e sua gravadora decidiram remover o comediante da foto. Gorcey acabou sendo esquecido pelo público, sendo superado por outros comediantes históricos como os Irmãos Marx, Charlie Chaplin, Buster Keaton e Os Três Patetas.

Mais sobre Sgt. Pepper’s, o revolucionário álbum dos Beatles

Após seu lançamento, Sgt. Pepper’s se tornou imediatamente um enorme sucesso comercial, além de ser aclamado pela vasta maioria dos críticos por sua inovação na produção musical, escrita e design gráfico, trazendo uma representação cultural definitiva de seu tempo.

O disco conquistou quatro Prêmios Grammy em 1968, incluindo na categoria de Álbum do Ano, o que foi muito significativo por se tratar do primeiro álbum de rock n’ roll a receber tal honra. Até hoje, Sgt. Pepper’s é considerado um dos primeiros discos de “art rock”.

Diferente de outros álbuns dos Beatles, o disco incorporou diversas influências estilísticas, incluindo vaudeville, circense, music hall, avant-garde, e música clássica ocidental e indiana, além do rock psicodélico britânico, e conseguiu marcar diferentes gerações ao longo dos anos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.