O filme “Bem Vindo, Doutor” estreou nos cinemas em 2016 com a intenção de narrar a história inspiradora de Seyolo Zantoko, no qual foi interpretado por Marc Zinga. A obra cinematográfica contou com a direção e roteirização de Julien Rambaldi, que se inspirou na história do pai do rapper Kamini Zantoko, originário do Zaire (atual República Democrática do Congo).
Na trama, acompanhamos a história ambientada nos anos 1970 quando Seyolo Zantoko se formou em medicina na capital do Congo e recebe a proposta de trabalhar na área em um consultório em uma pequena aldeia francesa. Junto com a família, todos se mudam para esse local onde percebem que terão que enfrentar diversos obstáculos, como o preconceito racial, para conseguirem viver com os outros habitantes.
Mais informações do Dr. Seyolo Zantoko
Em 1975, Dr. Seyolo Zantoko se mudou com sua família para Marly-Gomont, na França e, durante um período, passaram por várias dificuldades até que fossem aceitos pelos moradores locais, já que muitos tiveram preconceito com ele e toda a sua família. Pai de Kamini, o rapaz se tornou músico e foi o responsável por criar um videoclipe contando a história deles. No Youtube, a canção se popularizou e chamou a atenção de gravadoras.
Enquanto isso, Seyolo Zantoko conseguiu se estabelecer na vila e conquistar a confiança dos moradores, tornando-se o médico que sempre desejou. Em 2006, precisou diminuir o ritmo do trabalho e infelizmente morreu antes de 2012.
Inclusive, no ano da morte do pai, Kamini escreveu e narrou o filme autobiográfico “The African Doctor” (em francês: “Bienvenue à Marly-Gomont”), como forma de homenagear o pai por tudo que conquistou.