Iniciada em 1980, Sexta-Feira 13 se tornou uma das franquias mais icônicas da história do cinema. Com 12 filmes e abrangendo quatro décadas, a saga de Jason Voorhees popularizou a data azarenta e a tornou um sinônimo de terror.
No entanto, quando falamos de uma franquia longa como esta, às vezes é difícil saber por onde começar. Alguns fãs vão em busca do material original, enquanto outros decidem optar pelo remake, lançado em 2009 e que conta com Jared Padalecki, de Supernatural, no elenco.
Há ainda quem prefira ver o crossover com Freddy Krueger, de A Hora do Pesadelo, em Freddy vs. Jason, ou até mesmo um de seus longas mais ousados, Jason X, que mostra o assassino em 2455, acordando após ter sido congelado criogenicamente.
Todas essas escolhas são válidas e respondem a diferentes carências. No entanto, para deixar tudo ainda mais claro, escolhemos deixar abaixo as respectivas avaliações do Rotten Tomatoes de cada uma das inclusões da franquia Sexta-Feira 13
- Sexta-Feira 13 – 63%
- Sexta-Feira 13 – Parte 2 – 29%
- Sexta-Feira 13 – Parte III – 7%
- Sexta-Feira 13 – Capítulo Final – 24%
- Sexta-Feira 13 – Parte V – 18%
- Sexta-Feira 13 – Parte VI – 50%
- Friday the 13th Part VII: The New Blood – 35%
- Sexta-Feira 13 – Parte VIII – 11%
- Jason Goes to Hell: The Final Friday – 16%
- Jason X – 19%
- Freddy vs. Jason – 41%
- Sexta-Feira 13 (2009) – 25%
Sexta-Feira 13: confira a trama original
Concebido como uma espécie de cópia de Halloween e de olho na mesma audiência, Sexta-Feira 13 foi escrito por Victor Miller e conta com a direção de Sean S. Cunningham. O longa mostra um grupo de jovens em um acampamento de férias à beira do Crystal Lake, quando um assassino lendário retorna e começa a matar todos, um a um.
À medida que a trama avança, somos apresentados à lenda de Jason Voorhees, definindo o personagem que serviria como o grande vilão da franquia com seu facão e sua icônica máscara de hóquei. Produzido com apenas US$550 mil, Sexta-Feira 13 foi um sucesso massivo, arrecadando US$58 milhões em bilheteria.