A série “Griselda” estreou na plataforma da Netflix no dia 25 de janeiro, e desde então, se tornou um dos maiores sucessos de 2024. Estrelada por Sofía Vergara (Modern Family), a produção é inspirada em uma história real, sobre uma das mulheres mais perigosas em meio ao tráfico de drogas, durante as décadas de 1970 e 1980. Há duas semanas e meia no streaming, a produção acumulou 20,6 milhões de visualizações.
Dirigida por Andrés Baiz, a produção conta com seis episódios e teve como showrunners Douglas Miro, Eric Newman, Carlos Bernardo e Ingrid Escajeda. No drama biográfico, acompanhamos como Griselda Blanco, considerada a “Madrinha da Cocaína” conseguiu essa fama, depois de se tornar referência do tráfico de drogas entre a Colômbia e os Estados Unidos.
Mais detalhes de Griselda
Na trama, a série narra como Griselda Blanco teve sua ascensão no cenário das drogas em Miami, em uma época que a cocaína ainda não era tão popular no país. Além de mostrar o poder que conseguiu, também é apresentado na história como a paranóia e traições levaram a sua queda, resultando em mortes, incluindo a de uma criança. Ciente de que seu império estava caindo, Griselda se entregou, mas precisou enfrentar consequências inesperadas. Apesar de cumprir pena na prisão, ela também acaba perdendo a maioria dos seus filhos que foram assassinados.
Além de ter tido uma boa recepção com o público, a minissérie também conseguiu boas notas com os críticos. No Rotten Tomatoes, a produção possui 88% de aprovação, com base em 49 resenhas. No consenso geral do site, foi dito que: “Sofía Vergara desaparece de forma impressionante no papel de Griselda Blanco nesta propulsiva saga de gangster, que brinca com os fatos, mas atinge uma coragem genuína.”