Apesar da popularização dos streamings, o conteúdo das emissoras brasileiras ainda fazem parte do cotidiano de muitas famílias. Ciente de que o público tem interesse em ver séries premiadas, a Band adquiriu os direitos das três temporadas de “Vikings” e será transmitida de segunda a sexta-feira, com horários alternados.
O primeiro episódio foi ao ar na última segunda-feira (15/01), às 22h30, após a exibição do programa Perrengue do Dia. Mas, quando tiver a exibição do Campeonato Carioca, a série será transmitida às 23h30. Exibida entre 2013 e 2020, Vikings recebeu 14 indicações ao Emmy e venceu em 2020 na categoria Melhores Efeitos Visuais Especiais, além de ter sido indicada em duas categorias do Critic’s Choice Television Awards em 2015.
Mais detalhes de Vikings
Criada por Michael Hirst, a atração é inspirada nas sagas do Viking Ragnar Lodbrok, um dos nomes mais lendários da cultura nórdica, que recebeu a fama de ser o flagelo da Inglaterra e da França. Na série, a trama é ambientada no século VIII, onde acompanhamos Ragnar, um fazendeiro que tinha a ambição de explorar o mar e descobrir outros continentes que poderia ter ouro e terras para cultivo.
Quando o seu plano de ataque dá certo, ele se torna um Rei escandinavo, com o apoio de sua família e de colegas guerreiros: seu irmão Rollo, seu filho Bjorn Ironside, e suas esposas, a escudeira Lagertha e a princesa Aslaug. Durante o desenvolvimento da história, a série aborda temas de poder, traição, lealdade, religião e transformação social, além de apresentar a diferença da cultura nórdica a respeito das mulheres, revelando que elas eram mais livres do que em outras sociedades.
Vale ressaltar que essas sagas lendárias fazem parte de contos de ficção baseados na tradição local e foram escritas cerca de 200 a 400 anos após os eventos que descrevem. No entanto, existem inspirações que foram tiradas de fontes históricas da época, como os registros do ataque Viking em Lindisfarne, retratado no segundo episódio.