Lançada em 2016, Fauda está presente na Netflix há um bom tempo e é uma ótima pedida para muitos públicos. Em virtude dos ataques realizados a Israel pelo Hamas, grupo militar palestino, a produção ganhou ainda mais relevância e pode ser a escolha perfeita para você entender melhor o conflito entre as duas nações.
Desde seu nome, a série busca mostrar os dois lados da luta. “Fauda” é uma palavra que traduz-se tanto no hebraico como no árabe para “caos”. A produção criada por Lior Raz e Avi Issacharoff é transmitida originalmente pela emissora Yes, a única fornecedora de televisão por satélite de Israel.
A partir de sua estreia, Fauda ganhou grande destaque. Em junho de 2016, foi vencedora de seis Prêmios Ophir, incluindo o de “Melhor Série Drama”, na maior premiação do país, os Prêmios da Academia Israelita. Internacionalmente, é possível atestar que seu sucesso se repete. No Rotten Tomatoes, conta com nada menos que 100% de aprovação por parte da crítica.
Fauda: saiba mais sobre a série da Netflix sobre Israel vs. Palestina
Em Fauda, vemos o conflito entre Israel vs. Palestina a partir de dois personagens. De um lado, acompanhamos Doron, dono de uma vinícola após sua aposentadoria da Força de Defesa de Israel. Ele é chamado de volta à atividade ao descobrir que Abu-Ahmed, um antigo inimigo do Hamas, ainda está vivo e planeja comparecer ao casamento de seu irmão.
Assim, Doron acaba se infiltrando em território palestino. Simultaneamente, Abu-Ahmed busca escapar do conflito com sua família, mantendo uma luta constante contra o Estado de Israel. A produção é liderada por Lior Raz e Shadi Mar’i nos papéis de Doron e Abu-Ahmed, respectivamente.
Ao todo, Fauda conta com 4 temporadas, cada uma com 12 episódios, totalizando 48 episódios de produção. Sua última temporada foi exibida entre julho e setembro de 2022, e chegou à Netflix no começo de 2023. Ainda não foi confirmado se haverá um quinto ano.