A série “Xógum: A Gloriosa Saga do Japão” estreou de forma simultânea nas plataformas do Star+ e do Disney+, e rapidamente, tornou-se um sucesso nos streamings. Bem avaliada, a produção estava mantendo a avaliação de 100% no Rotten Tomatoes, desde o primeiro episódio. Mas, conforme os capítulos foram sendo lançados, essa porcentagem sofreu alterações.
Até o momento, a série está com 99% de aprovação, com base em 90 comentários críticos, contra 94% de aprovação por parte do público. No consenso geral do site, foi dito que: “Visualmente suntuoso e enriquecido com verossimilhança cultural, Shōgun (nome original da série) é uma reimaginação épica que supera o original.” Apesar dessa “queda” na porcentagem, a produção continua sendo exaltada pelos críticos e sua primeira temporada pode ser considerada um sucesso.
Mais detalhes de Xógum
A série foi produzida por Hiroyuki Sanada e Eriko Miyagawa, que tiveram como base para o roteiro o romance de mesmo nome, do autor James Clavell, publicado em 1975. Até o momento foram disponibilizados seis episódios, mas terá ao todo dez capítulos. Diante disso, a avaliação geral da série poderá sofrer novas alterações.
No enredo, acompanhamos a “colisão de dois homens ambiciosos de mundos diferentes e uma misteriosa samurai; John Blackthorne, um marinheiro inglês aventureiro que acaba naufragando no Japão, uma terra cuja cultura desconhecida acabará por redefini-lo; Toranaga, um astuto, poderoso daimiô, em desacordo com seus perigosos rivais políticos; e Lady Mariko, uma mulher com habilidades inestimáveis, mas laços familiares desonrosos, que deve provar seu valor e lealdade”.