As vinhetas da Globo são verdadeiras obras de arte que marcam a identidade visual e sonora da emissora, além de gerar memórias afetivas. Elas são cuidadosamente elaboradas para criar uma atmosfera específica para cada programa e gerar uma conexão emocional com o público, pensando em pequenos detalhes que talvez poucas pessoas tenham reparado.
Entre esses pequenos detalhes, estão as cores. Nos jornais diários, as cores começam vibrantes durante o amanhecer e vão mudando de cor conforme as horas passam, ficando azul escuro no último jornal do dia. Mas, outros programas também seguem esse conceito, como por exemplo, a arte da Sessão da Tarde, Vale a Pena Ver De Novo e Sessão de Sábado terem cores semelhantes e diversificadas. Mas, nas sessões de filmes noturnas, elas são mais escuras, remetendo ao horário, com um fundo estrelado.
Entre essas vinhetas, a do Corujão dos anos 1990, termina com o céu amanhecendo, pois era a última sessão noturna da emissora.
Descubra outros segredos por trás das vinhetas da Globo
A música é um elemento fundamental nas vinhetas. Ela é composta especialmente para cada programa, levando em consideração o gênero, o público-alvo e a atmosfera desejada. Os sons também são escolhidos a dedo para criar uma identidade sonora única e marcante. Mas, a tipografia também é bem pensada, pois elas precisam ser legíveis e harmonizadas de forma eficaz.
Outro detalhe importante é a duração das vinhetas, que é cuidadosamente calculada para não cansar o espectador e transmitir a informação de forma eficaz. Para tudo isso, a Globo utiliza as mais recentes tecnologias para criar vinhetas cada vez mais sofisticadas e visualmente impactantes.
Vale ressaltar que a emissora possui um grupo específico com diretores de arte e designers que são responsáveis por essas criações. Além da criatividade e do talento dos profissionais envolvidos, as vinhetas da Globo também são resultado de um processo de pesquisa e análise de mercado. A emissora busca entender as preferências do público e as tendências do mercado para criar vinhetas que sejam relevantes e atraentes.