Lançado em 2019, o filme “Seberg Contra Todos” estreou nos cinemas e levou para as telonas o drama baseado na vida de Jean Seberg, uma atriz norte-americana que estava no auge de sua carreira quando decidiu lutar ao lado dos Panteras Negras.
Estrelada por Kristen Stewart, acompanhamos o filme Jean Seberg vivendo o melhor momento de sua carreira como atriz em Paris, após ter estrelado em vários filmes franceses. Quando chega nos Estados Unidos, ela passa a se envolver ativamente com os Panteras Negras, gerando incômodo com o FBI que procurava maneiras de escandalizar o movimento civil. Na época, eles tinham um programa de vigilância para romper e expor os Panteras Negras e isso reflete diretamente em Seberg, que passa a ser espionada.
Quem foi Jean Seberg na vida real?
Nascida em Marshalltown, Iowa, nos Estados Unidos, Jean Seberg foi uma atriz que fez um grande sucesso nos cinemas após estrelar em “Jean-Luc Godard”, em 1960. Ao todo, atuou em 34 filmes, entre produções norte-americanas e europeias, mas sua vida tomou outro rumo quando se envolveu com os Panteras Negras e passou a ser difamada por J. Edgar Hoover.
Ela morreu aos 40 anos, em Paris, em um provável suicídio, como foi dito pelas autoridades do país. Isso gerou uma grande polêmica na época, tanto que seu ex-marido Romain Gary , convocou uma entrevista coletiva logo após o corpo dela ser encontrado, na qual ele culpou a campanha do FBI contra Seberg por sua morte mental.
Isso porque a situação ficou ainda pior quando o FBI fez rumores falsos de que Seberg estava grávida de um dos membros do Pantera Negra, gerando um trauma que resultou em uma overdose de pílulas para dormir durante a gravidez. Na época, Seberg estava separada, mas não divorciada do terceiro marido, Dennis Berry.