Os espectadores do SBT ganharam um novo motivo para acompanhar a grade da emissora com fervor no último sábado (12). Isso porque após quatro anos fora da programação nacional, o amado seriado Chaves, criado e estrelado por Roberto Gómez Bolaños, voltou a ser exibido na emissora.
O retorno do programa aconteceu após um recente acordo com a Televisa, empresa de mídia mexicana que cuida da distribuição de Chaves. Consequentemente, isso trouxe muitos frutos para a emissora, uma vez que reexibição do seriado conseguiu atrair uma quantidade significativa de espectadores.
Chaves garantiu ao SBT a vice-liderança em audiência, ficando atrás apenas da TV Globo. Na Grande São Paulo, por exemplo, foi registrada uma média de 5,0 pontos no momento da exibição do seriado, segundo dados preliminares de audiência.
O número representa um aumento de cerca de 82% do público da emissora, em comparação à semana anterior, antes da estreia de Chaves. Embora seja uma produção clássica, realizada na década de 1970, isso mostra que o seriado ainda possui fãs extremamente fiéis.
Além disso, vale destacar que a reexibição do programa aconteceu no dia 12 de outubro, data em que se celebra não só o Dia de Nossa Senhora Aparecida, mas também o Dia das Crianças. Portanto, é muito provável que novas gerações tiveram contato com este verdadeiro clássico da comédia.
Por que Chaves saiu do ar?
Em 2020, as reprises de Chaves, Chapolin Colorado e outras produções de Roberto Bolaños acabaram sendo removidas da televisão. A decisão foi tomada pelos filhos do ator e humorista por conta de um grande impasse com o canal Televisa sobre os direitos da série.
A negociação só foi resolvida em setembro deste ano, sendo anunciada por Roberto Gómez Fernández, um dos filhos do criador da obra, que se pronunciou sobre o assunto nas redes sociais. Segundo ele o retorno da série após quatro anos sem exibição em todo o mundo “não foi fácil”.
“Hoje é um dia muito especial para mim e minha família e para muitos de nós que crescemos com Chaves e Chapolin Colorado. Depois de quatro anos de espera, finalmente conseguimos trazer de volta esses personagens que, como vocês sabem, são mais do que entretenimento: eles são um pedacinho do meu pai”, pontuou (via NaTelinha).