Em abril de 2015, o pequeno Eduardo de Jesus, de apenas 10 anos de idade, foi morto durante uma operação policial realizada na comunidade do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. E este será o caso abordado no novo episódio do programa Linha Direta, que será exibido nesta quinta-feira (20).
O menino foi morto com um tiro de fuzil na cabeça enquanto mexia no celular na porta de casa onde morava na comunidade. Na época, a Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ) alegou que Eduardo foi alvejado durante uma troca de tiros contra traficantes, mas testemunhas relatam que isso não aconteceu.
No dia 4 de abril daquele mesmo ano, diversos manifestantes se reuniram no Complexo do Alemão com bandeiras e balões brancos pedindo a paz no local, além de estender cartazes contra as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Eles também reforçaram que o disparo partiu da polícia.
Apesar de, na época, as investigações terem definido que Eduardo teria sido atingido por um tiro de bala perdida, a prisão de Rivaldo Barbosa, o titular da Delegacia de Homicídios naquele período fez com que Terezinha de Jesus, a mãe do menino, pedisse a reabertura do caso.
Além da própria mãe de Eduardo, já havia pedido que o caso recebesse mais exposição quando participou do programa Conversa com Bial, a atriz Fernanda Montenegro reforçou a solicitação ao apresentador, que estava presente em uma exibição da peça “Macacos”.
Mais sobre o Linha Direta (2024): horário e onde assistir
A nova temporada do programa Linha Direta teve início em abril deste ano e já desvendou outros crimes brutais como o da menina Beatriz Angelica, um crime passional em alto-mar e, mais recentemente, a terrível chacina de Unaí.
Na programação da TV Globo, o programa vai ao ar às quintas-feiras, geralmente na faixa das 23h. Contudo, aso não seja possível acompanhar os episódios na íntegra, também é possível assistir ao programa posteriormente pelo Globoplay, que é a plataforma de streaming oficial da emissora.