Saiba quais são os 6 filmes brasileiros que podem ser indicados ao Oscar 2025

A Academia Brasileira de Cinema anunciou os seis filmes brasileiros finalistas para concorrerem a uma vaga no Oscar 2025. O representante oficial será anunciado no dia 23 de setembro. Já foram mais de 20 anos desde que o Brasil concorreu ao “Careca de Ouro” de Melhor Filme Estrangeiro. O último filme nacional indicado a categoria foi “Central do Brasil“, em 1999.

Confira os seis finalistas para representar o Brasil no Oscar 2025:

1. “Ainda Estou Aqui”

Do diretor Walter Salles – o mesmo de “Central do Brasil” -, “Ainda Estou Aqui” é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. Ambientado durante a ditadura militar brasileira, o filme segue uma mãe de família tentando descobrir o que aconteceu com o seu marido desaparecido.

A protagonista é interpretada por Fernanda Torres (“Tapas & Beijos”) e muitos veículos estão apostando que ela pode ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz. Seria a primeira vez de um brasileiro concorrendo às categorias de atuação desde 1999, quando a mãe de Fernanda, Fernanda Montenegro, foi indicada por “Central do Brasil”.

2. “Cidade Campo”

Dirigido por Juliana Rojas (“As Boas Maneiras”), o filme conta duas histórias sobre migração. Na primeira, uma trabalhadora rural se muda para São Paulo após o rompimento de uma barragem inundar sua terra natal. Na segunda, um casal de mulheres se mudam para uma fazenda, que uma delas herdou do pai, falecido recentemente.

3. “Levante”

Primeiro longa-metragem da diretora Lillah Halla (“Menarca”), “Levante” conta a história de uma jovem jogadora de vôlei que vê seu futuro ameaçado por uma gravidez indesejada. Na busca de interromper a gravidez clandestinamente, ela acaba virando alvo de um grupo fundamentalista que quer detê-la a qualquer custo.

4. “Motel Destino”

De Karim Aïnouz (“A Vida Invisível”), o filme segue um jovem de 21 anos que foge para um motel à beira de estrada após um golpe que deu errado. Ele se vê atraído pela dona do local, que está em um casamento abusivo com um homem perigoso.

5. “Saudade Fez Morada Aqui Dentro”

“Bruno é um menino de 15 anos que está perdendo a visão de forma irreversível. Com todas as incertezas da adolescência, amplificadas pela cegueira iminente, o filme converte o destino trágico de seu protagonista em um relato de aprendizagem coletivo” (sinopse da Plano 3 Filmes). Dirigido por Haroldo Borges (“Filho de Boi”).

6. “Sem Coração”

“Verão de 1996, litoral de Alagoas. Tamara está aproveitando suas últimas semanas na vila pesqueira onde mora antes de partir para estudar em Brasília. Um dia, ela ouve falar de uma adolescente apelidada de ‘Sem Coração’ por causa de uma cicatriz que tem no peito. Ao longo do verão, Tamara sente uma atração crescente por essa menina misteriosa” (sinopse da Cinemascópio Filmes). Dirigido por Nara Normande (“Guaxuma”) e Tião (“Animal Político”), o filme é baseado em um curta-metragem que eles tinham feito em 2014.

Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.