Recentemente (para o desespero da Walt Disney Studios), o primeiro Mickey Mouse, conhecido pelo desenho “Steamboat Willie“, entrou em domínio público. Isso significa que qualquer pessoa pode utilizar o personagem para criar novas obras, incluindo filmes, jogos, ilustrações, entre outras coisas.
Entretanto, considerando a data de criação de muitos personagens famosos da cultura pop, Mickey não será o único livre de direitos autorais. Vale destacar que, nos Estados Unidos, a legislação determina que uma obra entra em domínio público 70 anos após a morte do autor ou 95 anos após a publicação.
Com isso, muitos personagens clássicos estão se aproximando destas datas, o que em breve fará com que figuras muito conhecidas pelo público possam ser exploradas sem custo. Portanto, conheça abaixo 12 personagens que seguirão o mesmo caminho do mascote da Disney em breve (via Tecmundo).
Popeye
Criado pelo artista americano E. C. Segar, o famoso marinheiro que se alimenta de espinafre e protege a todo custo sua preciosa Olivia Palito surgiu quadrinho diário Thimble Theatre da King Features em 17 de janeiro de 1929. Desta forma, o personagem entra em domínio público em 2025.
Pluto
Mickey está longe de ser o único personagem da Disney a ter seus direitos liberados. Isso porque seu fiel cão, Pluto, fez sua primeira aparição no curta-metragem The Chain Gang (1930). Sendo assim, a partir de 2026, o personagem entra em domínio público.
Frankenstein e Drácula
Dois dos mais famosos monstros da Universal devem entrar em domínio público a partir de 2027. Afinal Drácula, eternizado por Bela Lugosi, e o monstro de Frankenstein de Boris Karloff, foram criados pelo estúdio em 1931, e em breve estas versões terão seus direitos liberados.
Conan, O Bárbaro
A partir de 2028, a obra épica do escritor americano Robert E. Howard entrará em domínio público, liberando assim os direitos de Conan, o Bárbaro, que surgiu na revista Weird Tales em 1932. Vale ressaltar que isso vale apenas a versão literária do personagem, e não a dos filmes com Arnold Schwarzenegger.
Imhotep (A Múmia)
Mais um monstro da Universal que entra em domínio público, mas apenas a partir de 2028 é a Múmia, de Boris Karloff. Apesar de compartilharem o mesmo nome, o Imhotep em questão é de 1932, e não do blockbuster de 1999 dirigido por Stephen Sommers.
King Kong
Mesmo com o estrondoso sucesso recente após a revisitação dos filmes de monstros gigantes, o poderoso King Kong entra em domínio público a partir de 2029. Vale ressaltar que a primeira versão do personagem surgiu em 1933 e protagonizou diversos filmes, quadrinhos e outras obras.
Flash Gordon
Um dos heróis sci-fi pioneiros do estilo, Flash Gordon é um aventureiro humano intergaláctico, concebido pelo cartunista americano Alex Raymond em 1934, muito reverenciado pelos fãs mais antigos de quadrinhos. E a partir de 2030, o personagem entra em domínio público.
Pato Donald
2030 também será o ano de mais um personagem da Disney entrar em domínio público, sendo ele o Pato Donald. Aparecendo pela primeira vez no curta-metragem The Wise Little Hen (1934), o personagem aparece já com sua imagem mais conhecida.
Patolino
Uma das grandes estrelas dos Looney Tunes, o personagem foi criado pelos animadores Tex Avery e Bob Clampett em 1937 para o curta-metragem Porky’s Duck Hunt. Portanto, a partir de 2033, o Patolino também entrará em domínio público.
Superman
Dentro de 10 anos, o Homem de Aço, criado pelo escritor Jerry Siegel e pelo artista Joe Shuster em 1938, terá seus direitos autorais concedidos para utilização livre. Ou seja, a partir de 2034, a estrela da revista em quadrinhos Action Comics #1 entra em domínio público.
Batman
Superman não será o único herói a entrar em domínio público. Afinal, a partir de 2035, o Cavaleiro das Trevas, Batman, também será disponibilizado para a liberdade criativa um ano após seu companheiro kryptoniano. O personagem foi criado pelo escritor Bill Finger e pelo artista Bob Kane e fez sua estreia em Detective Comics #27 (1939).
Mulher Maravilha
Completando o trio principal da Liga da Justiça, a Mulher Maravilha, que apareceu pela primeira vez na All Star Comics #8 (1941), criada pelo psicólogo e escritor americano William Moulton Marston e desenhada por Harry G. Peter, entra em domínio público em 2037.