As filmagens do filme Rust viraram cenário de uma verdadeira história de terror. Em 2021, durante um teste de equipamento, o ator Alec Baldwin utilizou uma arma supostamente cenográfica e atingiu fatalmente a diretora de fotografia Halyna Hutchins. Porém, o ator enfim pode respirar mais tranquilo.
Depois de meses, Baldwin foi inocentado das duas acusações de homicídio culposo, ou seja, sem intenção de matar. A Promotoria de Santa Fé, no Novo México, perdeu o caso por posse de arma, o que livra o ator de passar qualquer período atrás das grades. Antes da decisão, Alec Baldwin enfrentava acusações cuja pena variavam de dois a cinco anos na prisão.
Na legislatura do Novo México, a acusação de posse de arma acontece quando o sujeito branda a arma ou a aponta com intenção de atirar ou intimidar. Como esse não foi o caso no set de gravações, Baldwin foi inocentado da acusação.
Rust: filme foi cancelado?
Para alegria dos produtores, o filme segue de pé. Embora as filmagens tenham feito uma pausa de dois anos, a tendência é de que a produção de Rust retorne neste ano. De acordo com fontes da revista americana People e do jornal The New York Times, Alec Baldwin seguirá no papel principal, além de atuar como produtor do filme.
As gravações do longa irão ser retomadas no mesmo local, em Bonanza City, no Novo México. Porém, novas medidas de segurança serão adotadas no set. A partir do retorno, armas e munição reais estão radicalmente banidas.