Alguns filmes possuem histórias polêmicas de produção. Atores egocêntricos, pedidos peculiares e viagens mal planejadas são comuns no dia a dia de Hollywood. Porém, Alec Baldwin protagonizou uma situação ainda mais estranha – e possivelmente criminosa – em Rust.
Em janeiro de 2023, o ator foi acusado pelo homcídio culposo de Halyna Hutchins, diretora de fotografia do filme Rust.
Durante as filmagens do longa, Alec Baldwin disparou uma arma, supostamente cinematográfica e segura, que continha uma bala. O tiro feriu fatalmente Hutchins e acertou, também, o diretor Joel Souza. O disparo aconteceu em Bonanza City, no Novo México.
Baldwin, ao lado da responsável pelas armas, Hannah Gutierrez-Reed, foi processado por homicídio culposo, isto é, sem intenção de matar. A promotora judicial do Novo México, Mary Carmack-Altwies, falou em um comunicado oficial.
“Depois de uma análise completa das evidências e das leis do estado do Novo México, determinei que há evidências suficientes para apresentar acusações criminais contra Alec Baldwin e outros membros da equipe de filmagem de Rust”, disse ela.
Rust: qual será o futuro do filme?
Conforme apurou o The Hollywood Reporter, Rust será concluído, com as filmagens sendo retomadas em breve. Em virtude do acidente, a produção contará com protocolos rígidos de segurança, incluindo proibição de qualquer arma carregada no set.
Rust trará de volta parte da equipe original, junto com novos profissionais para variadas funções. Além disso, está sendo produzido um documentário sobre a vida de Halyna Hutchins com total apoio da equipe de Rust.
O filme segue sem previsão de estreia.