Roteiristas de Hollywood podem entrar em greve; entenda a polêmica
Uma greve pode ocorrer entre os roteiristas de Hollywood após a aprovação do sindicato. Os escritores das produções de cinema, filmes, séries e shows estão em busca de mais direitos para a classe. Houve uma votação dentro do sindicato dos roteiristas e que causou grande impacto no meio do cinema.
O principal motivo para a greve é a desigualdade entre o volume de trabalho e a remuneração que os roteiristas recebem na era das plataformas de streaming. Os escritores revelaram que a remuneração não está acompanhando o trabalho de roteirização deles com muitas produções audiovisuais em diversas empresas que os procuram.
O portal norte-americano Deadline publicou a informação que o Writers Guild of America, sindicato dos escritores e roteiristas, aprovou uma greve com mais de 97% de votação positiva. O fato pode ocorrer caso não haja um acordo Alliance of Motion Picture and Television Producer até o primeiro dia do mês de maio.
As negociações estão em andamento e devem ser mais incisivas nos próximos dias. A aprovação avassaladora de uma greve dá uma certa vantagem para a negociação entre os roteiristas e a associação de produção de televisão e cinema.
Veja a lista de termos que os roteiristas necessitam
Foi lançada uma lista de termos onde os roteiristas mostram suas necessidades. Veja algumas das mudanças:
- Aumentar significativamente a remuneração mínima para lidar com a desvalorização da escrita em todas as áreas da televisão, novas mídias e recursos;
- Padronizar remuneração e termos residuais para recursos, sejam lançados nos cinemas ou em streaming;
- Garantir remuneração adequada para escrita de séries de televisão durante todo o processo de pré-produção, produção e pós-produção;
- Expandir as proteções de extensão para cobrir todas as produtoras de televisão;
- Aumentar as contribuições para plano de aposentadoria e saúde;
- Reforçar a regulação das opções e a exclusividade nos contratos de trabalho dos roteiristas de televisão.