“Rosa Amarela” é um filme de drama musical filipino-estadunidense, que trouxe para os cinemas uma história emocionante e comovente sobre o sonho de uma jovem em viver da música e os problemas de imigração nos Estados Unidos.
Na trama, conhecemos a história de Rose (Eva Noblezada), uma jovem filipina de 17 anos que mora em uma pequena cidade do Texas e sonha em ser uma cantora country, com o objetivo de construir uma carreira musical. Porém, esse sonho é interrompido quando sua mãe é presa pela imigração norte-americana e ela precisará fugir para não ser deportada também.
Saiba qual a avaliação de Rosa Amarela
Na época em que chegou aos cinemas, a produção teve uma boa recepção pelo público, que fez o filme arrecadar cerca de US$ 367 milhões nas bilheterias. Com a crítica, o filme também teve uma recepção positiva, e, nos sites avaliadores, o longa-metragem possui notas relevantes.
No Rotten Tomatoes, Rosa Amarela está com o índice de aprovação de 87% com base em 55 críticas. No site, o filme possui uma classificação média de 7,2/10, com um consenso geral dizendo que: “É uma história coming-of-age com uma reviravolta oportuna, Yellow Rose oferece uma perspectiva nova – e docemente gratificante – sobre a experiência dos imigrantes.”
Já no Metacritic, o filme obteve uma pontuação média de 70 sobre 100 e recebeu o selo geral de “críticas geralmente positivas”.
Na ficha técnica, o filme foi dirigido por Diane Paragas e contou com a produção de Cecilia R. Mejia, Diane Paragas, Rey Cuerdo, Orian Williams e Jeremiah Abraham. No elenco, o filme teve Eva Noblezada, Dale Watson, Princess Punzalan, e Lea Salonga.