Ficção científica é um dos gêneros que mais possibilitam que os roteiristas e cineastas possam viajar no campo das ideias, criando enredos que muitas vezes são irreais, mas que fazem sentido dentro de um contexto bem construído. Algumas produções também gostam de brincar com a ideia de explorar as tecnologias e até onde elas possam chegar, caso os seres humanos tenham acesso um dia.
Diante dessas infinitas possibilidades, a revista Rolling Stone EUA selecionou os 150 melhores filmes de ficção científica. Confira abaixo o Top 10 segundo a revista norte-americana:
10º- Matrix (1999)
Na época que Matrix chegou aos cinemas mundiais, o filme foi instantaneamente um sucesso, pois apresentou em sua história, uma narrativa futurista com efeitos visuais estagiários para a década de 1990. Na trama, acompanhamos o hacker Neo (Keanu Reeves) sendo escolhido para um submundo proibido e descobrindo que a vida que ele conhece é um truque elaborado por uma inteligência cibernética do mal. A partir desse momento, Neo terá que fazer de tudo para escapar da Matrix.
9º- Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977)
O primeiro filme da franquia não podia faltar na lista, pois na época que chegou aos cinemas, a produção também foi considerada revolucionária. Na história, acompanhamos a princesa Leia (Carrie Fisher) sendo mantida refém pelas forças imperiais comandadas por Darth Vader (David Prowse), Luke Skywalker (Mark Hamill) e o capitão Han Solo (Harrison Ford) precisam libertá-la e restaurar a liberdade e a justiça na galáxia.
8º- Metrópolis (1927)
Trazendo um clássico do cinema, o filme contou a história da cidade de Metrópolis, quando é dividida em duas partes: de um lado estão os operários, vivendo na miséria e explorados por máquinas. Do outro, estão os políticos, que desfrutam de um jardim idílico. Uma história de amor surge entre os dois extremos da cidade.
7º- Filhos da Esperança (2006)
Na trama futurista, a história se passa no ano de 2027, quando uma crise assola a humanidade: a infertilidade. Para piorar a situação, o último humano a nascer morre, aumentando ainda mais essa ameaça de extinção. Diante desse cenário caótico, um burocrata desiludido se torna o herói improvável que pode salvar a humanidade.
6º- Sob a Pele (2013)
De acordo com a sinopse oficial, a trama conta a história de uma bela mulher de cabelos negros e lábios vermelhos seduz os homens solitários que encontra em seu caminho. Ninguém imagina que sob sua pele se esconde uma perigosa alienígena que pode acabar com vidas para cumprir os desejos da sua espécie.
5º- Alien, o Oitavo Passageiro (1979)
Filmes de aliens costumam dividir opiniões, mas de acordo com a revista, essa produção merece estar na lista, pois também serviu de inspiração para outras diversas produções. Na história, uma nave retorna para a Terra e recebe sinal de um asteroide. Uma equipe decide investigar o sinal e acabam sendo atacados por algo misterioso, descobrindo que o planeta corre sério perigo de invasão.
4º- Blade Runner – O Caçador de Androides (1982)
No século XXI, uma corporação desenvolve clones humanos para serem usados como escravos em colônias fora da Terra, identificados como replicantes. No ano de 2019, um ex-policial é acionado para caçar um grupo fugitivo vivendo disfarçado em Los Angeles.
3º- Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)
Um clássico do cinema, o filme também chocou o público. Na história, um grupo de pessoas tenta entrar em contato com uma inteligência alienígena. Enquanto isso, acompanhamos Roy Neary (Richard Dreyfuss) tentando provar que teve um contato direto com eles, pois tem uma marca de queimadura para comprovar. Roy se recusa a aceitar uma explicação para o que viu e está disposto a dar a sua vida para descobrir a verdade sobre OVNIs.
2º- Stalker (1979)
Seguindo a linha dos filmes da década de 1970, na produção acompanhamos três viajantes no futuro, que atravessam uma zona proibida e encontram um lugar onde as fantasias são realizadas e a verdade é revelada.
1º- 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968)
Uma estrutura imponente preta fornece uma conexão entre o passado e o futuro nesta adaptação enigmática de um conto reverenciado de ficção científica do autor Arthur C. Clarke. Quando o Dr. Dave Bowman (Keir Dullea) e outros astronautas são enviados para uma misteriosa missão, os chips de seus computadores começam a mostrar um comportamento estranho, levando a um tenso confronto entre homem e máquina que resulta em uma viagem alucinante no espaço e no tempo, diz a sinopse original do filme.