No ano passado, Hollywood enfrentou uma grande greve de atores e roteiristas, que só chegou ao fim em novembro de 2023. E uma das principais reinvidicações de ambas as partes incluía a regulamentação do uso de inteligência artificial nos filmes, uma vez que a tecnologia segue avançando.
E em uma entrevista recente, o ator Robert Downey Jr. comprovou que esta pauta ainda permanece sendo uma preocupação. Durante sua participação no podcast On With Kara Swisher, o intérprete da mais nova ameaça do Universo Marvel deu um aviso severo à Hollywood.
O ator comentou que sua equipe jurídica está pronta para agir contra estúdios que utilizarem sua imagem sem consentimento. “Gostaria de declarar aqui que pretendo processar todos os futuros executivos apenas por precaução… [após a morte] meu escritório de advocacia ainda estará muito ativo”., disse Downey.
Ele também esclareceu que o problema não é a tecnologia em si, uma vez que ele entende a funcionalidade das IAs, mas sim as intenções dos envolvidos no uso. “A questão não se resume apenas à tecnologia ou à oportunidade de aumentar ganhos, mas a quem são as pessoas envolvidas”, disse.
Vale destacar que Downey Jr. lidera a FootPrint Coalition, uma organização que visa reduzir a pegada de carbono humana, desde 2019, e que conta investimentos em robótica e inteligência artificial. Portanto, a visão do ator parece ser uma questão de ética.
“Não estou preocupado”, diz Robert Downey Jr. sobre a Marvel
Agora que Robert Downey Jr. retornou à Marvel Studios para interpretar o Doutor Destino, dificilmente o ator será visto sob a armadura do Homem de Ferro novamente. E conforme citado por ele, utilizar IA para recriar o herói não será uma opção. Contudo, ele relatou estar tranquilo com sua relação com o estúdio.
“Não estou preocupado com eles sequestrando a alma do meu personagem porque há uns três ou quatro caras e garotas que tomam todas as decisões lá de qualquer maneira, e eles nunca fariam isso comigo, comigo ou sem mim”, disse o ator.
Vale destacar que mesmo tendo as ferramentas necessárias, a Marvel não recriou nem mesmo o rosto do ator Chadwick Boseman, que faleceu antes das filmagens de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, portanto, dificilmente eles passarão a trabalhar desta forma.