O ator argentino Ricardo Darín, conhecido por filmes brilhantes, tais como Argentina, 1985; Um conto Chinês e Nove Rainhas, foi uma das personalidades artísticas hostilizadas após a vitória do candidato ultraliberal Javier Milei como presidente da Argentina.
Darín foi atacado nas redes sociais após publicar um vídeo enfatizando a importância do cinema, e já havia se manifestado diversas vezes em defesa do Ministério da Cultura e do Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais, instituições ameaçadas de fechamento por Milei.
Em agosto deste ano, logo depois de ter vencido as primárias que definiram os candidatos à presidência, Milei já havia expressado sua vontade em fechar o INCAA devido ao órgão “sempre responder a quem está no poder”, além de gerar um déficit econômico, segundo ele.
As declarações do novo presidente argentino causaram revolta na classe artística, o que acabou levando à produção do vídeo. Entretanto, os eleitores de Milei não gostaram nada do material, e atacaram principalmente a Darín, que narra o vídeo.
Ricardo Darín comenta sobre a vitória de Javier Milei
Durante uma entrevista em Valência, onde divulgou o espetáculo Cenas da Vida Conjugal, com a atriz Andrea Pietra, Ricardo Darín falou sobre a vitória de Milei, argumentando que independente da escolha, tratou-se de uma manifestação democrática.
“Valorizamos isso primeiro, em primeira instância, como uma manifestação democrática. O povo se expressou, o povo se expressou e escolheu alguém em detrimento de outro, independentemente de estarmos ou não preparados para isso. É a aceitação de uma decisão democrática que, especialmente na Argentina, deve ser celebrada. Estamos, em princípio, comemorando isso e, depois, aguardando para ver o que vai acontecer com essa mudança, não só de paradigma, mas de propostas”, comentou o ator.
Darín também comentou que, devido ao trabalho, passa muito tempo longe de casa, portanto não vive o momento no local, mas espera voltar para “ver como está o clima”. Além disso, o ator também destacou que, independente das posições políticas, espera que tudo corra bem para o povo.