Após ser exibido nos festivais de Cannes e Gramado, o filme “Retratos Fantasmas” chegou às salas de cinema nacional na quinta-feira (24), trazendo um documentário emocionante dirigido por Kleber Mendonça Filho. Na produção, o cineasta trouxe suas experiências pessoais para as telonas, falando sobre a importância dos cinemas de rua, que existiu no Recife no século 20.
Ao portal G1, Kleber Mendonça falou sobre o novo filme: “Eu sempre tive muito entusiasmo pelos filmes que fiz. O “Retratos fantasmas” é um filme que está sendo visto, interpretado como mais pessoal do que os outros por questões muito claras, né? Eu coloco minha voz. Eu mostro a minha sala de estar na casa da onde eu morei muitos anos e eu sou muito franco em relação a isso.”
Até o momento, o filme está disponível somente no cinema e ainda não há informações sobre qual serviço de streaming o longa-metragem será hospedado.
Mais informações de Retratos Fantasmas
Durante 1 hora e 33 minutos o filme trará uma experiência imersiva no centro do Recife, durante o século 20. No documentário, reunido com imagens de arquivo, fotografias e registros em movimento, a ideia é explorar a história do centro da cidade, contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos.
O filme levou sete anos para ser concluído, com intuito de mostrar ao público como o cinema de rua do Recife era importante para a cultura nacional e como o tempo foi deixando de lado essas salas, substituída por sessões dentro de shoppings e pelo serviço de streaming.
Com a produção, Kleber Mendonça Filho voltou a exibir seus projetos no Festival de Cannes – após vencer o Prêmio do Júri, em 2019, com Bacurau.