Em alta na Netflix, Retorno da Lenda é atualmente a quarta produção mais assistida do serviço, sendo superado apenas por Sniper, Fuga da Morte e Pica-Pau. O longa é um faroeste à moda antiga, ainda que tenha sido lançado em 2022.
Utilizando-se do estilo clássico de filmes como Os Imperdoáveis, Billy the Kid e Butch Cassidy, a obra é um sopro de ar fresco nos faroestes atuais. Porém, muitas pessoas acreditaram que Retorno da Lenda trata-se de uma continuação devido ao seu título.
Na verdade, o filme não faz parte de nenhuma franquia, ou seja, não é uma sequência. Seu título original, Old Henry, evita maiores confusões, enquanto ao citar o “retorno” no título nacional, cria-se uma certa ambiguidade.
Retorno da Lenda: confira a premissa
Ainda que tenha criado certa confusão, o título Retorno da Lenda faz sentido dentro da premissa do faroeste. Na trama, acompanhamos o agricultor Henry e seu filho Wyatt. Com um passado misterioso, Henry busca viver uma vida simples e ensina seu filho a trilhar o caminho certo.
Certo dia, o protagonista encontra um homem baleado e com um grande saco de dinheiro, levando-o para casa. Dessa forma, Henry é obrigado a retornar aos seus dias de glória no passado para proteger seu filho em meio ao cenário de ganância do faroeste.
Retorno da Lenda conta com uma aprovação de 94% no Rotten Tomatoes, sendo digno do selo certified fresh. O longa é estrelado por Tim Blake Nelson, Scott Haze e Gavin Lewis, tendo estreado originalmente em 2021.