Na data de ontem, a banda estadunidense de metal progressivo Dream Theater anunciou o retorno do baterista Mike Portnoy, além da gravação de um novo disco. Portnoy esteve afastado da banda por pelo menos 13 anos, mas mostrava-se próximo aos demais integrantes.
Após a saída de Portnoy da banda em 2010, iniciou-se uma seleção em nível mundial documentada em vídeo em busca de um substituto. O nome selecionado foi Mike Mangini, baterista do Annihilator, com quem a banda lançou seis discos de estúdio e ganhou um prêmio Grammy.
Mangini comentou em nota que entende a decisão do Dream Theater e que fica feliz com o retorno de Portnoy. Outro músico que celebrou o retorno do baterista foi John Petrucci, membro fundador ao lado de Portnoy, que disse estar alegre em poder voltar a tocar com o amigo.
Porém, algo mais impressionante do que o retorno do músico à banda, foi a “previsão” do crítico musical Regis Tadeu. Em uma de suas lives, transmitidas através do YouTube junto do produtor musical Paulo Baron no ano passado, Regis apontou que Portnoy certamente retornaria à banda.
A dupla comentou que os “encontros” entre Portnoy e os outros integrantes, incluindo com o vocalista James LaBrie, com quem o baterista teve uma briga, eram “forjados”, já insinuando um possível retorno do músico para o Dream Theater.
Além disso, Regis destacou que Portnoy de fato retornaria para a banda, possivelmente no começo de 2023. Por mais que o crítico tenha errado o mês do retorno do músico, ainda assim o palpite é válido, uma vez que Portnoy assume novamente as baquetas da banda este ano. Assista ao trecho abaixo:
Mais sobre a banda Dream Theater: história e detalhes sobre o novo disco
O Dream Theater foi fundado por volta de 1985 pelo guitarrista John Petrucci, o baixista John Myung e pelo baterista Mike Portnoy. A banda se tornou rapidamente uma das maiores representantes do “movimento progressivo”, desde o auge do estilo na década de 1970.
A banda é conhecida por ter músicos de excelente capacidade de composição e execução, que ganharam vários prêmios por revistas especializadas, e apresenta uma sonoridade que mistura metal pesado e música clássica com o uso de muita técnica.
Quanto ao novo disco anunciado pela banda, trata-se do 16º álbum de estúdio, mas o primeiro com Portnoy desde 2009, após Black Clouds & Silver Linings. Detalhes sobre arte e músicas ainda não foram divulgados, mas o Dream Theater não deve demorar a trazer mais detalhes em suas redes sociais em breve.