Morreu, nesta segunda (24), o vocalista Reges Bolo, líder da banda O Surto, sucesso pelo hit “A Cera”, música sucesso do início da década e muitas vezes confundida com o Charlie Brown Jr. A informação foi divulgada pelo vocalista Digão, do Raimundos, que recentemente perdeu o parceiro Canisso.
A informação foi divulgada por Digão via redes sociais. Os perfis da banda O Surto, além das redes privadas de Reges, estão sem atualização há meses. Também via redes sociais, o baixista Franklin Roosevelt, da formação original, lamentou a perda do amigo.
Banda O Surto
A banda O Surto é uma famosa representante do rock alternativo, hardcore punk e post-grunge no Brasil. Sua popularidade se deve em grande parte à canção “A Cera”, que alcançou grande sucesso nacional. Neste artigo, vamos explorar a história da banda e seus principais feitos.
A banda foi formada em 1994, em Fortaleza, Ceará, pelos músicos Reges Bolo e Zé Wilclei, além de Franklin Roosevelt e Jucian Carlos, vindos de Natal, Rio Grande do Norte. Em 1997, lançaram seu primeiro álbum independente, que leva o nome da banda. O sucesso do álbum chamou a atenção do Skol Rock Festival, onde a banda se apresentou em 1998 e recebeu uma acolhida calorosa. A boa performance despertou o interesse da gravadora Virgin, que convidou o quarteto a fazer parte de seu elenco. Com isso, a banda foi para São Paulo, onde abriu shows para os Raimundos e outros artistas importantes do cenário nacional.
No ano de 2001, O Surto lançou o álbum Todo Mundo Doido, produzido por Rick Bonadio. O disco contava com dez faixas, incluindo os sucessos “A Cera”, “Zarôia”, “Tudo é Possível” e “Hempadura”. “A Cera” foi a música mais executada nas rádios brasileiras em 2001, ajudando a alavancar ainda mais a carreira e popularidade da banda. Graças ao sucesso do álbum, a banda foi convidada a se apresentar no Rock in Rio 3, ao lado de grandes nomes do cenário nacional e internacional, como Capital Inicial, Silverchair e Red Hot Chili Peppers. Além disso, O Surto marcou presença em diversos programas de TV e festivais ao redor do Brasil e até mesmo no Japão.
Em 2002, a banda lançou seu segundo álbum, o Equalizando as Idéias. O disco trouxe mais um sucesso, “O Veneno”, que foi uma das músicas mais executadas em todo o Brasil e teve um videoclipe com excelente produção e fotografia. Com o passar dos anos, a banda enfrentou algumas mudanças de formação e períodos de hiato. No entanto, em 2021, a banda retornou com o projeto O SURTO 20 anos, em comemoração aos 20 anos do álbum Todo Mundo Doido. Neste projeto, Guilherme Expoleta assumiu a bateria e Alex Guterres entrou na guitarra. A banda lançou um novo single chamado “JAH”, com a promessa de um futuro DVD acústico revisitando antigos sucessos e apresentando músicas inéditas.
Muitos consideram que O Surto não teve oportunidade de mostrar todo seu potencial no cenário musical brasileiro. No entanto, “A Cera” foi considerada uma das melhores músicas de rock já produzidas no país, recebendo elogios, inclusive, da renomada revista Rolling Stone dos Estados Unidos. Mesmo com um caminho de altos e baixos, a banda O Surto deixou um importante legado para o rock brasileiro e se mantém viva na memória de todos aqueles que acompanharam e ainda acompanham seu trabalho.