No ano de 2022, o Red Hot Chili Peppers realizou um feito inédito: lançou dois álbums completos em sequência. Batizado de Return of the Dream Canteen, o álbum é o sucessor de Unlimited Love, lançado em abril. Com isso, pela primeira vez a banda solta dois discos no mesmo ano.
Vale ressaltar que não se tratam de álbuns curtos. Return of the Dream Canteen tem uma hora e 15 de duração, dois minutos a mais do que Unlimited Love, e ambos apresentam o mesmo número de faixas: 17. Ambos foram produzidos por Rick Rubin, colaborador de longa data dos Red Hot Chili Peppers – ele produziu oito dos 13 álbuns de estúdio da banda californiana.
No total, 50 canções inéditas foram gravadas por Anthony Kiedis (voz), John Frusciante (guitarra), Flea (baixo) e Chad Smith (bateria) no estúdio, ao lado de Rubin e do engenheiro de gravação Ryan Hewitt.
Logicamente, com os lançamentos mais do quem bem encaminhados, a banda já deu início a uma série de shows de divulgação. Até o momento, a banda se apresentou no festival Austin City Limits, no Texas. Depois, no começo de 2023, entram em turnê na Oceania ao lado de Post Malone.
Ainda não há datas oficialmente anunciadas no Brasil, o 12º país mais visitado por eles. Mas, nos bastidores, é forte o rumor de que a banda toca em pelo menos um festival brasileiro já no ano que vem.
Chance de turnê sul-americana
Em informação que circula nas redes sociais, foi divulgada uma lista de supostas datas de shows da banda, acompanhados de Post Malone, pela América Latina. Entre as datas apresentadas, cinco delas serão no Brasil:
- 7 de abril – São Paulo
- 9 de abril – Rio de Janeiro
- 12 de abril – Curitiba
- 14 de abril – Porto Alegre
- 16 de abril – Belo Horizonte
Segundo informações do jornalista Matheus Izzo, existe sim a possibilidade de que a banda fará shows no Brasil. Conhecido por dar sempre informações certeiras de shows em primeira mão, o jornalista anunciou que a banda estará no Brasil entre março e maio de 2023, convergindo com as informações da postagem. Porém, nada foi confirmado nas redes oficiais da banda até o momento.