Rebelde: Ministério da Justiça altera classificação indicativa e recomenda que novela MUDE DE HORÁRIO
A novela mexicana Rebelde (2004-2006) voltou recentemente às tardes do SBT, mas a produção pode acabar mudando de horário. Na última quarta (28), o Ministério da Justiça aumentou a classificação indicativa da novela de +12 para +14 anos, por causa de cenas envolvendo “consumo de drogas, assédio sexual, violência, nudez, bullying e agressão verbal” (via POPline).
Além da mudança na classificação, o órgão também recomenda que o horário de exibição seja alterado para a partir das 21h. Atualmente, a novela passa às 14h15, de segunda à sexta. Porém, a emissora não é obrigada a aceitar a recomendação, já que, desde 2016, a classificação indicativa não é mais atrelada ao horário de transmissão, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
O SBT tem cinco dias para informar ao público se a novela irá ou não mudar de horário. O mais provável é que a produção, que tem dado bons resultados na parte da tarde, continue no mesmo horário. Atualmente, o canal exibe duas novelas com classificação +14 antes das 21h: Sortilégio (2009-2010) e Três Vezes Ana (2016).
Na estreia da reprise de Rebelde, a novela teen conseguiu uma média de 4,3 pontos na Grande São Paulo, aumentando a audiência do horário em 13%, segundo reportagem do TV Pop. Foi a melhor estreia das dez produções já exibidas na faixa de horário.
Internautas apontam cenas problemáticas em Rebelde
Exibida originalmente entre 2004 e 2006 no México, Rebelde não envelheceu tão bem quanto os fãs esperavam e conta com várias cenas que foram definidas como problemáticas, como gordofobia, LGBTfobia e romantização de relacionamentos tóxicos.
Os casais Mia (Anahí) e Miguel (Alfonso Herrera) e Roberta (Dulce María) e Diego (Christopher Von Uckermann) têm várias cenas de brigas em que os rapazes gritam e chegam a ser agressivos com suas namoradas, agarrando à força, por exemplo.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.