Rebelde: fãs estão percebendo que os casais da novela são péssimos
Fenômeno dos anos 2000, a novela mexicana Rebelde está sendo reprisada nas tardes do SBT. E os fãs estão percebendo algo ao rever a produção depois de tantos anos: os casais que eles amavam são muito tóxicos.
Principalmente no início da trama, os casais Mia (Anahí) e Miguel (Alfonso Herrera), e Roberta (Dulce María) e Diego (Christopher von Uckermann) vivem uma relação constante de gato e rato. Porém, as brigas chegam a níveis preocupantes, como quando Miguel ameaça empurrar Mia de um penhasco. Em outro momento, Diego beija Roberta enquanto ela dorme, assediando a jovem, o que é tratado como uma cena romântica pela narrativa.
Várias dessas cenas de briga terminam em beijos com uma música romântica ao fundo, normalizando a forma agressiva com que os rapazes constantemente tratavam seus interesses românticos.
Rebelde ficou datada?
Os internautas também apontaram problemas como gordofobia e LGBTfobia, que são tratados como algo normal e corriqueiro na trama. Ronalt Condack, que administra o maior fã-clube do grupo do mundo, o RBD Maníaco, falou sobre o assunto com o POPline.
“Com certeza, a novela é datada. Hoje em dia, teriam muito mais cuidado com as palavras e com esse modo ‘ser rebelde”, comentou. “Acredito que haverá críticas, mas não vai ser algo tão grande como estão falando. As pessoas sabem que, infelizmente, eram comportamentos da época e que não existia esse cuidado que temos hoje em dia. E, sendo bem sincerto, o SBT vai passar a tesoura na novela inteira, então talvez eles mesmos tirem várias coisas”.
A produção exibida originalmente entre 2004 e 2006 e refletem comportamentos e falas mais comuns na época. Rebelde teve três temporadas e mais de 400 capítulos. Ela chegou ao Brasil em 2005, sendo exibida pelo SBT. Atualmente, a novela está em sua segunda reprise no canal e você pode conferir a produção de segunda à sexta, às 14h15.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.