Apesar de ter sido celebrado após assumir o papel do físico teórico J. Robert Oppenheimer no aclamado novo filme do diretor Christopher Nolan sobre a vida do cientista, o ator Cillian Murphy revelou que ficou surpreso por ter sido chamado para protagonizar o longa-metragem.
Em entrevista ao portal Collider, Murphy revelou ter ficado “em choque” quando recebeu a inesperada ligação do cineasta com o convite para o papel. Por mais que os dois já tenham trabalhado juntos em outras oportunidades, o ator explicou que é difícil manter contato com Nolan fora do ambiente de trabalho.
“Eu não tinha ideia de que ele ia me ligar. Ele só me ligou do nada. É assim que ele trabalha, você passa tempos sem ouvir falar dele, e do nada ele te liga [risos]. Então ele me ligou, e eu genuinamente não sabia o que ele queria, e então ele disse: ‘Estou fazendo este filme sobre Oppenheimer e gostaria que você interpretasse Oppenheimer’. Foi um grande e agradável choque, mas então disse para mim mesmo: ‘Ok, agora tenho muito trabalho a fazer’”, contou o ator.
Murphy também aproveitou para demonstrar seu apreço pelo trabalho de Nolan. O astro já trabalhou com o cineasta em obras como Dunkirk e a trilogia Batman, mas em papéis secundários, e considerou “um sonho” ter a chance de viver um protagonista em um projeto de Nolan.
“Acho que qualquer ator no mundo gostaria, em primeiro lugar, de trabalhar com Chris [Nolan], mas, em segundo lugar, ser protagonista de um filme dele. Não consigo pensar em palavra melhor do que um sonho. Parece um clichê, mas é a verdade”, continuou Murphy.
Mais sobre Oppenheimer: elenco, sinopse e trailer
Além de Cillian Murphy, o elenco de Oppenheimer conta com diversos nomes de peso como Emily Blunt, Matt Damon, Robert Downey Jr., Florence Pugh, Gary Oldman, Jack Quaid, Gustaf Skarsgård, Rami Malek e Kenneth Branagh.
Inspirado no livro de Kai Bird e Martin Sherwin, American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer, o filme conta a história de J. Robert Oppenheimer, o cientista considerado o pai da bomba atômica.
Na trama, o cientista se torna o diretor do Laboratório de Los Alamos, chefiando a pesquisa e o desenvolvimento da bomba que encerrou a Segunda Guerra Mundial, sob o que foi secretamente chamado de Projeto Manhattan.
Oppenheimer chegará aos cinemas nacionais nesta quinta-feira, 20 de julho. Assista ao trailer: