O guitarrista e amigo íntimo de Raul Seixas, Rick Ferreira, aproveitou o espaço de uma entrevista para fazer algumas revelações curiosas do astro do Rock Nacional. O ‘Maluco Beleza’ construiu uma carreira sólida nos anos 1970, trazendo um rock alternativo para as rádios brasileiras. Enquanto suas músicas faziam sucesso, surgiam na década seguinte, a explosão de bandas como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Blitz e outras.
Em uma entrevista para a Júlio Ettore, Ferreira disse que Raul Seixas não tinha muita afinidade com o som do Paralamas do Sucesso, revelando que o rockeiro chamava a banda de ‘Para-choques do Fracasso’:
“Fica evidente que Raul Seixas não apreciava muito os Paralamas do Sucesso. Ele os chamava de ‘Para-choques do Fracasso’. Raul não era fã da abordagem de ska apresentada por eles. Sinceramente, também não é um estilo musical que me emociona.
Apesar de reconhecer a habilidade musical deles e outros méritos, Raul simplesmente não apreciava a banda”, comentou Ferreira.“Ele também não tinha afinidade com o Tropicália, Bossa Nova e coisas do tipo. No caso dos Paralamas, era especialmente a questão do ska e do reggae.”
Raul Seixas e sua seletividade com o Rock Nacional
Não é novidade que Raul Seixas tinha algumas críticas com a cena do rock nacional, principalmente na época dos anos 1980. Na época, o jornalista Bruce William fez uma matéria expondo a relação de Raul Seixas com o rock anos 80 do Brasil, assim como Sylvio Passos também reforçou na obra “Raul Seixas por ele mesmo”, onde destacaram que o pessimismo que o astro tinha da música naqueles tempos: “Os anos de 1980 são isto: nada. Então, se no atacado a coisa dançou, a gente tenta salvar algo no varejo”.