A lendária banda brasileira de Crossover/Hardcore Punk Ratos de Porão recém-lançou o EP Isentön Päunokü. O disco é dedicado, segundo o vocalista João Gordo, aos “insentões políticos” e inclui dez versões de músicas dos finlandeses Terveet Kädet cantadas em português.
O EP foi lançado apenas em vinil de 10″ one-sided, com a imagem da capa gravada a laser no lado B e cópias numeradas. A capa é gatefold e o disco traz ainda um pôster tamanho A2. O lançamento do material foi uma parceria entre a gravadora Fuzz On Discos e Bruak Records.
Além disso, o disco também pode ser encontrado através dos selos Neves Records, All Music Matters Records/Anomalia Distro e Melomano Discos.
O disco inclui as seguintes faixas:
- Fei e Burro
- Fuder a Empregada
- Ungido de Excremento
- Vacinaa
- Rosca Solta
- Anormal
- Tome Cuidado
- Roubalheira Surreal
- A Forbes Vai Te Citar
- Vai Pra Porra!
O disco completo foi disponibilizado no canal oficial da banda. Ouça:
Cada dia mais sujo e agressivo
Apesar de ter a fama de banda contestadora de tudo e todos, o Ratos de Porão direcionou as críticas deste lançamento diretamente ao último governo, regido pelo presidente Jair Bolsonaro. Com sua verborragia, a banda não poupa insultos ao governo.
Porém, o novo EP não foi a primeira investida da banda. Também em 2022, o Ratos de Porão lançou Necropolítica, um álbum completo, narrando a administração governamental durante o período pandêmico ocorrido entre 2020 e 2021.
Faixas como Entubado e Aglomeração criticam de forma explícita o modo como a situação emergencial foi conduzida pelo então governo, além de não faltarem insultos em músicas como O Vira-Lata e Bostanágua.
Além disso, o guitarrista e fundador da banda, Jão, divulgou também este ano seu mais novo projeto: Jão e a Decadente Família Brasileira, que recém-lançou o disco Jesus na Goiabeira, trazendo mais uma enxurrada de críticas ao governo e seus personagens.