Ranking: os 5 melhores anti-heróis da história do cinema
Normalmente, estamos acostumados a ver heróis e vilões em obras de ficção, personagens divididos entre o bem e o mal que pedem o amor ou o ódio irrestrito do público. Mas alguns personagens não se encaixam tão bem nessas caixinhas: são os anti-heróis. Sem as características dos heróis clássicos, eles podem praticar o bem ou o mal, usam métodos questionáveis e tem motivações mais complexas, que podem ou não convencer os espectadores. Confira cinco dos melhores anti-heróis do cinema:
1. Michael Corleone, “O Poderoso Chefão”
Brilhantemente interpretado por Al Pacino, Michael é o filho mais novo da família mafiosa dos Corleone. No início, ele não quer ter nada a ver com os negócios da família, mas vários eventos obrigam ele a entrar cada vez mais neste mundo… do qual ele nunca mais consegue sair. Michael toma decisões cada vez mais violentas ao longo da trilogia, uma derrocada moral que pesa sob seus ombros.
2. Travis Bickle, “Taxi Driver”
Traumatizado pelos eventos da Guerra do Vietnã, o personagem vivido por Robert de Niro é solitário, perturbado e passa a se incomodar cada vez mais com corrupção da cidade. Ele decide tomar para si a tarefa de limpar a cidade e se torna um vigilante violento, mas suas motivações são surpreendentemente altruístas, o que impede que ele vire um vilão de vez.
3. Bonnie Parker e Clyde Barrow, “Bonnie e Clyde – Uma Rajada de Bala”
Esse clássico de 1967 é inspirado na história real dos assaltantes de banco que virou “inimigos públicos” nos anos 1930, durante a Grande Depressão. Apesar de serem criminosos, Bonnie e Clyde, interpretados por Faye Dunaway e Warren Beatty, conseguem cativar o público e se tornaram personagens icônicos do cinema.
4. Will Munny, “Os Imperdoáveis”
Clint Eastwood é praticamente um especialista em interpretar anti-heróis e o protagonista de “Os Imperdoáveis” (1992) é talvez o melhor exemplo. Munny é um fora-da-lei aposentado que aceita uma última missão, mesmo tendo prometido para a esposa falecida que iria se manter no caminho do bem. Ao longo do filme, ele se debate entre seus impulsos mais sombrios e violentos e entre a promessa que fez.
5. Beatrix Kiddo (“A Noiva”), “Kill Bill”
A personagem interpretada por Uma Thurman é uma das mais violentas da lista, matando a torto e a direito sem muita dor na consciência, além de ser uma ex-assassina. Mas, depois de tudo que ela passou no início do filme, o espectador não consegue não ficar do lado de Beatriz e da sua jornada sangrenta de vingança.
Continue acompanhando o Música e Cinema para ficar por dentro do mundo do entretenimento.