Após 10 anos trazendo as histórias da DC Comics para os cinemas, o Universo Estendido da DC (ou simplesmente DCEU) chegou ao fim com a chegada de James Gunn e Peter Safran no comando do estúdio, uma vez que foi implementado o novo DCU com um planejamento inédito.
Ou seja, todas as histórias antigas acabaram sendo deixadas para trás, apesar de sempre estarem presentes no histórico da Warner Bros. e poderem ser revisitadas através da plataforma Max. E é inegável que, ao longo destes 10 anos, foi lançada uma grande diversidade de filmes.
Levando para as telas histórias individuais ou reunindo grandes equipes, o DCEU inegavelmente marcou uma geração com suas produções. Todavia, é preciso admitir que o universo cinematográfico contou com diversos altos e baixos, e os baixos não foram poucos durante toda a trajetória.
Com o ciclo se encerrando com Aquaman e o Reino Perdido, o novo DCU já está prestes a tomar conta dos cinemas e das plataformas de streaming. Mas enquanto isso não acontece, é possível ranquear os filmes do antigo universo, do pior ao melhor, com base nas avaliações da crítica e público. Confira:
- O Esquadrão Suicida (2021)
- O Homem de Aço
- Mulher-Maravilha
- Aquaman
- Besouro Azul
- Shazam!
- Aves de Rapina
- Liga da Justiça de Zack Snyder
- The Flash
- Aquaman 2: O Reino Perdido
- Adão Negro
- Mulher-Maravilha 1984
- Shazam! Fúria dos Deuses
- Batman vs Superman: A Origem da Justiça
- Esquadrão Suicida (2016)
- Liga da Justiça
Por que “Liga da Justiça” é o pior filme do DCEU?
Quando Liga da Justiça foi anunciado, o filme se tornou uma das maiores promessas da Warner Bros., sendo considerado o ápice do DCEU que vinha sendo desenvolvido por Zack Snyder desde o princípio. Contudo, a saída do cineasta já começou a dar os sinais de que o planejamento teria erros.
Joss Whedon foi o nome escolhido para dar continuidade ao trabalho, acrescentando uma quantidade enorme de fotografia adicional. Com isso, a “magnum opus” do universo estendido do estúdio acabou se tornando uma colcha de retalhos que falhou em diversos aspectos.
Apesar de Liga da Justiça de Zack Snyder também não ser uma verdadeira obra prima, o cineasta aproveitou para corrigir diversos erros, além de conseguir concluir sua visão. No fim, a obra de 4 horas de duração de Snyder praticamente apagou o filme original, mesmo ainda não agradando a crítica.