Em 1988, a Caliber Comics publicou pela primeira vez a revista em quadrinhos O Corvo. Criada por James O’Barr como uma forma de lidar com um trauma após a perda de sua namorada, a HQ se tornou clássico cult, o que abriu as portas para que uma adaptação cinematográfica fosse realizada em 1994.
Embora marcado por uma tragédia, o filme também se tornou um grande fenômeno, o que consequentemente deu origem à diversas tentativas de sequências que passaram longe do sucesso do original. E com a chegada do remake, é possível ranquear as produções com base em suas avaliações.
O Corvo: Vingança Maldita (2005)
- Avaliação da crítica (RT): 0%
- Avaliação do público (RT): 34%
Com o visual de filme de baixo orçamento dos anos 2000, Vingança Maldita foi, por muito tempo, o último filme da franquia O Corvo, e justamente o responsável por enterrá-la, mesmo com um elenco formado por nomes como David Boreanaz, Edward Furlong, Dennis Hopper e Danny Trejo.
O Corvo: A Cidade dos Anjos (1996)
- Avaliação da crítica (RT): 14%
- Avaliação do público (RT): 40%
Lançado dois anos após o longa original, Cidade dos Anjos tenta ao máximo se parecer com uma obra original, mas diversos elementos o conectam com a obra de Alex Proyas, principalmente pela interferência dos produtores da Miramax. E somado à atuações questionáveis, o filme foi um fracasso.
O Corvo: A Salvação (2000)
- Avaliação da crítica (RT): 18%
- Avaliação do público (RT): 43%
Originalmente, A Salvação seria dirigido por Rob Zombie, mas após a mudança de planos, o longa tomou rumos duvidosos. Ainda assim, o filme conta com um elenco de peso, incluindo nomes como Kirsten Dunst e William Atherton, e apresenta visuais marcantes apesar do baixo orçamento.
O Corvo (2024)
- Avaliação da crítica (Rotten Tomatoes): 20%
- Avaliação do público (Rotten Tomatoes): 64%
Em desenvolvimento desde 2008, o remake de O Corvo vem dividindo a crítica e o público após seu lançamento, com muitos acreditando que o longa é uma versão “sem alma” do filme clássico. Por outro lado, muitos destacam que o filme pode ser uma boa experiência para novos públicos.
O Corvo: Estrada para o Céu (1998)
- Avaliação da crítica (RT): 18%
- Avaliação do público (RT): 55%
Embora suas avaliações não sejam totalmente positivas, a série nada mais é do que uma “versão estendida” do filme de 1994, com a possibilidade de se aprofundar ainda mais nos conceitos do quadrinho original, além de contar com uma atuação competente de Mark Dacascos como Eric Draven.
O Corvo (1994)
- Avaliação da crítica (RT): 86%
- Avaliação do público (RT): 90%
Estrelado por Brandon Lee, o filme de 1994 foi marcado não só por sua trágica morte, mas também por sua adaptação visceral, que conseguiu transformar o filme em um clássico cult. O elenco do filme ainda conta com nomes como Ernie Hudson e Michael Wincott em atuações memoráveis.