Desde que Ryan Reynolds decidiu apostar tudo em Deadpool, o personagem se tornou um fenômeno não só para os fãs de quadrinhos, considerando as proporções que seus filmes tomaram. Afinal, depois de sua frustrante aparição em X-Men Origins: Wolverine, o anti-herói ganhou uma grande redenção.
Com isso, dois aclamados filmes foram lançados sob custódia da 20th Century Fox, antes da compra pela Disney, e recentemente, Deadpool & Wolverine chegou aos cinemas, apresentando o mercenário tagarela ao Universo da Marvel. Mas cada filme possui seus altos e baixos, embora todos sejam amados pelos fãs.
Baseando-se em seus aspectos técnicos e avaliações de crítica, confira abaixo a classificação dos 3 filmes da franquia Deadpool em ordem de qualidade:
Deadpool & Wolverine
- Nota da crítica (Rotten Tomatoes): 79%
- Nota do público (Rotten Tomatoes): 96%
Quando sua realidade dos sonhos é ameaçada, a Autoridade de Variância Temporal recruta Deadpool para ajudar a proteger o multiverso. Ele logo se une com um rabugento Wolverine, para completar a missão e salvar seu mundo de uma ameaça existencial.
Dirigido por Shawn Levy, Deadpool & Wolverine passa longe de ser um filme ruim, principalmente para o público. Mas comparado aos anteriores, o longa é o mais bagunçado, se perdendo no equilíbrio entre comédia e ação. Mas inegavelmente, é um ótimo entretenimento.
Deadpool 2
- Nota da crítica (RT): 84%
- Nota do público (RT): 86%
Um evento traumático faz com que Wade Wilson queira desistir de viver. Mas ele ganha a chance de salvar o dia quando Cable, um supersoldado do futuro, aparece para matar um jovem mutante que está destinado a uma jornada sanguinária. Com isso, Deadpool precisa aprender a ser um herói de verdade.
O segundo filme do anti-herói, dirigido por David Leitch, serviu para expandir ainda mais a história do primeiro, elevando ainda mais o humor e as cenas de ação. Contudo, existem alguns aspectos do roteiro que o fazem parecer um filme apressado, afetando um pouco a experiência.
Deadpool 1
- Nota da crítica (RT): 85%
- Nota do público (RT): 90%
Após descobrir um câncer terminal, o ex-agente especial Wade Wilson se submete a um doloroso tratamento experimental que o transforma em Deadpool, que ganha poderes especiais de cura e uma força aprimorada. Agora, ele busca vingança contra o homem que fez isso com ele.
Embora seja mais “simples”, focado principalmente na história do mercenário, o filme de Tim Miller se destaca não só por seu ótimo desenvolvimento de personagem, mas também por conseguir equilibrar ação, drama e humor em uma ótima dosagem, apesar da irreverência constante do personagem.
No geral, os 3 filmes da franquia Deadpool são algumas das melhores produções já realizadas no universo de super-heróis, considerando seu sucesso com a crítica e público. Os dois primeiros filmes estão disponíveis no Disney+, enquanto Deadpool & Wolverine está em cartaz nos cinemas.